Estudantes e professores do IFC participaram da VI Feira Nacional de Matemática

Pesquisadores, docentes e estudantes de mais de dez estados brasileiros participaram da VI Feira Nacional de Matemática (FNMAT), realizada em Rio Branco, capital do Acre, pela parceria entre o Instituto Federal do Acre (Ifac), o Instituto Federal Catarinense (IFC), a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb).

Na ocasião, o IFC foi representado por estudantes e professores, dentre estes as professoras* Fátima Peres Zago de Oliveira (IFC Campus Rio do Sul) e Araceli Gonçalves (IFC Campus Camboriú), responsáveis por um dos cursos de formação continuada ofertado na Feira.

“A formação contou com um público de aproximadamente 70 pessoas, dentre as quais estavam professores e acadêmicos do curso de Matemática de Rio Branco e de cidades vizinhas. Visava consolidar, junto ao grupo, os pressupostos epistemológicos e princípios que guiam o movimento das Feiras desde sua origem. Por isso, o foco foi contextualizar o processo histórico reflexivo das Feiras de Matemáticas e o princípio colaborativo que é eixo condutor na gestão no processo de avaliação e orientação dos trabalhos”, explicou Oliveira.

Durante a VI FNMat, Paula Andrea Grawieski Civiero, também professora do IFC Campus Rio do Sul, trabalhou a formação com os coordenadores de grupo de avaliação por meio do acompanhamento processual das reuniões, em conjunto à comissão coordenadora da avaliação da Feira.

Segundo os organizadores, nesta edição, foram expostos 89 trabalhos, com a participação de 82 orientadores, 68 avaliadores e 136 expositores, oriundos de 47 municípios de 11 estados da Federação: Santa Catarina (34 trabalhos), Acre (20 trabalhos), Bahia (9 trabalhos), Rio Grande do Sul (8 trabalhos), Amapá (7 trabalhos), Tocantins (3 trabalhos), Pará (4 trabalhos), Minas Gerais (2 trabalhos), Espírito Santo (1 trabalho) e Pernambuco (1 trabalho). Entre os projetos expostos, participaram 22 trabalhos de Institutos Federais de várias regiões do Brasil: IFC, Ifac, Ifap, IFTO, Ifes, IFMG e IFFarroupilha.

“Os projetos apresentados abordam temas relacionados à matemática aplicada e/ou inter-relação com outras disciplinas, materiais e/ou jogos didáticos e matemática pura, desde a educação infantil até a categoria professor, incluindo também a educação especial. Importante destacar o número expressivo de visitantes oriundos de escolas da região, da Ufac, Ifac, demais universidades, bem como da comunidade em geral. A comissão organizadora do evento estima um público de mais de 4.000 pessoas no evento”, revelou a professora do IFC Camboriú.

Realizado entre 23 e 25 de maio, o evento contou ainda com o apoio do Governo do Estado do Acre, da Prefeitura Municipal de Rio Branco, da União Educacional do Norte (Uninorte), da Gráfica Estrela, da Center Publicidade, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

*As professoras representaram o coletivo de professores que compõe a Equipe de Trabalho do IFC, de acordo com a Portaria nº 3249, de 10 de dezembro de 2015.

Texto: Cecom/Reitoria / Rosiane Magalhães,
com informações das professoras