Estudantes e servidores do IFC Fraiburgo participaram de aA�A�es com NIT

Nos dias 24 e 25 de abril, estudantes e servidores do IFC Campus Fraiburgo participaram de palestras realizadas pelo coordenador do NA?cleo de InovaA�A?o TecnolA?gica a�� NIT do IFC, Rafael Paes de Barros. As palestras sobre o NIT e sobre Propriedade Intelectual reuniram cerca de 240 estudantes dos cursos tA�cnicos em InformA?tica e do superior em AnA?lise e Desenvolvimento de Sistemas. Na ocasiA?o, o representante do NIT reuniu-se tambA�m com coordenadores de projeto de pesquisa e bolsistas sobre o procedimento para apropriaA�A?o de criaA�A�es e inventos oriundo dos projetos.

Uma outra palestra foi voltada especificamente para empresA?rios e representantes da comunidade na AssociaA�A?o Comercial de Fraiburgo a�� ACIAF sobre a Propriedade Intelectual e como o setor produtivo e segmentos da sociedade podem desenvolver projetos e aA�A�es em conjunto com o Campus.

Segundo Barros, a atividade desenvolvida no IFC campus Fraiburgo estA? sendo estendido as demais unidades do IFC. a�?A proposta do NIT A� realizar em todos os campi, todavia as aA�A�es serA?o de acordo com a necessidade e realidade local. No caso de Fraiburgo, desenvolvemos uma aA�A?o especA�fica com a ACIAF para propor projetos em conjunto e se tornar parceiro de uma proposta de incubadora de empresas no municA�pio, aA�A?o estA? encabeA�ada pela prefeitura e com apoio da ACIAFa�?, explica.

O IFC tem um avanA�o em seus indicadores de desenvolvimento tecnolA?gico, no primeiro trimestre de 2018, foi gerado o quantitativo de tecnologias igual ao de todo o ano de 2017, cumprindo seu papel institucional previsto no art. 7A? – III da lei 11.892 de 2008, que institui como um dos objetivos da RFEPCT, que A� de realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluA�A�es tA�cnicas e tecnolA?gicas, e tendo como prA?ximo a transferA?ncia desse conhecimento ou tecnologia A� comunidade.

Texto: Cecom/Reitoria / Rosiane MagalhA?es
Com informaA�A�es do NIT