Estudantes estrangeiros relatam experiA?ncias no Brasil em aula de Pedagogia do Campus Blumenau

4d3acfed-a6e7-4a80-838e-518f92aaf341No seminA?rio a�?Identidade Cultural e Alteridadea�?, que ocorreu na A?ltima sexta-feira (03/06), as alunas do curso de Pedagogia, do Campus Blumenau, Larissa Poletto, Maria Aparecida Costa e Dirlei Weber convidaram a ONG a�?AFSa�? (organizaA�A?o internacional, que oferece oportunidades de aprendizagem intercultural por meio de programas de intercA?mbio) para falar sobre as atividades desenvolvidas na organizaA�A?o. Os voluntA?rios brasileiros A�ngela Ferrari e Jefferson Albino vieram acompanhados dos intercambistas Thomas Nielsen, da Dinamarca; Roberta Bernardi, da ItA?lia; e Lauren Meyer, da Noruega.

Durante o encontro, os alunos de Pedagogia questionaram o processo de assimilaA�A?o cultural dos jovens estrangeiros, as diferenA�as e semelhanA�as culturais entre os seus paA�ses de origem e o Brasil e as facilidades e dificuldades encontradas no neste paA�s.

A�ngela Ferrari, representante da AFS, contou que o grupo de intercambistas estA? hA? 10 meses na cidade de Pomerode, morando com uma famA�lia do municA�pio e estudando em escolas pA?blicas e privadas de ensino mA�dio. O dinamarquA?s Thomas contou que o mais difA�cil para ele foi se adaptar A� metodologia de ensino brasileira, centrada no professor, com os alunos sentados em filas. a�?Na Dinamarca, as aulas sA?o em grupos de cinco ou seis alunos, o estudo A� coletivo e se dA? em cima de projetos e resoluA�A?o de problemasa�?, relatou.

A professora Euli Marlene Necca Steffen foi quem propA?s o seminA?rio, durante sua disciplina de Antropologia. De acordo com ela, a atividade foi uma experiA?ncia bem interessante para os acadA?micos. a�?Muitos deles nunca tinham tido contato com pessoas de outros paA�ses, com identidades culturais diferentes da nossa. Mas eles puderam ver que, exercitando a alteridade, A� possA�vel aprender e respeitar a cultura de cada povoa�?, avaliou.

Texto: Cecom/Blumenau. how to write an argument essay, online Zoloft.

Imagem: Euli Steffen.