Estudantes estrangeiros relatam experiências no Brasil em aula de Pedagogia do Campus Blumenau

4d3acfed-a6e7-4a80-838e-518f92aaf341No seminário “Identidade Cultural e Alteridade”, que ocorreu na última sexta-feira (03/06), as alunas do curso de Pedagogia, do Campus Blumenau, Larissa Poletto, Maria Aparecida Costa e Dirlei Weber convidaram a ONG “AFS” (organização internacional, que oferece oportunidades de aprendizagem intercultural por meio de programas de intercâmbio) para falar sobre as atividades desenvolvidas na organização. Os voluntários brasileiros Ângela Ferrari e Jefferson Albino vieram acompanhados dos intercambistas Thomas Nielsen, da Dinamarca; Roberta Bernardi, da Itália; e Lauren Meyer, da Noruega.

Durante o encontro, os alunos de Pedagogia questionaram o processo de assimilação cultural dos jovens estrangeiros, as diferenças e semelhanças culturais entre os seus países de origem e o Brasil e as facilidades e dificuldades encontradas no neste país.

Ângela Ferrari, representante da AFS, contou que o grupo de intercambistas está há 10 meses na cidade de Pomerode, morando com uma família do município e estudando em escolas públicas e privadas de ensino médio. O dinamarquês Thomas contou que o mais difícil para ele foi se adaptar à metodologia de ensino brasileira, centrada no professor, com os alunos sentados em filas. “Na Dinamarca, as aulas são em grupos de cinco ou seis alunos, o estudo é coletivo e se dá em cima de projetos e resolução de problemas”, relatou.

A professora Euli Marlene Necca Steffen foi quem propôs o seminário, durante sua disciplina de Antropologia. De acordo com ela, a atividade foi uma experiência bem interessante para os acadêmicos. “Muitos deles nunca tinham tido contato com pessoas de outros países, com identidades culturais diferentes da nossa. Mas eles puderam ver que, exercitando a alteridade, é possível aprender e respeitar a cultura de cada povo”, avaliou.

Texto: Cecom/Blumenau.

Imagem: Euli Steffen.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 8 de junho de 2016, às 13:11 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).