Estudantes interagem com a biblioteca de maneira lúdica

atividade-biblioteca-sombrio1Passar em frente a uma biblioteca e entrar é um exercício complexo para algumas pessoas. Porém, a resistência pode ser superada quando a brincadeira assume o lugar do medo e permite ao visitante conhecer aquela estrutura fascinante. Pensando nisso, o servidor do IFC – Campus Avançado Sombrio, Diego Monsani, desenvolveu com novos estudantes do campus uma atividade lúdica como forma de permitir a eles um maior conhecimento sobre a estrutura da biblioteca. Durante uma semana os alunos foram introduzidos nos serviços e ferramentas da biblioteca por meio de uma ARG (jogo de realidade alternativa).

Nesse jogo, os calouros executam missões com o objetivo de recuperar artefatos mágicos roubados por um vilão e escondidos dentro do acervo da biblioteca do campus. “No trajeto para recuperar esses artefatos os estudantes precisavam aprender a operar o catálogo online da biblioteca e a se orientar em meio às estantes do acervo”, relata Monsani.

Para os estudantes Leonardo e Júlio Gabriel a experiência foi muito legal. “Nos divertimos fazendo a atividade. Aprendemos mais, conhecemos outros livros e sabemos, agora, usar a biblioteca de uma maneira mais eficiente”.

O objetivo de uma ARG é mesclar realidade e ficção em um ambiente físico, permitindo que os jogadores interajam com objetos e pessoas reais motivados por um enredo de fantasia e objetivos fictícios. Júlia Maciel avaliar a atividade como fundamental para localizar os livros da melhor maneira. “Também, tivemos uma maior interação com as pessoas, o que ajudou a me adaptar melhor no campus”.

Ao final da atividade, os alunos receberam um kit de boas-vindas da biblioteca. O desenvolvimento da ação também contou com a ajuda voluntária dos estudantes do segundo ano, que atuaram como mediadores.

MAIS

A atividade foi resultado da pesquisa de mestrado de Diego sobre gamificação dos serviços de educação aos usuários da biblioteca.

*Texto: Cecom/Reitoria com informações de Diego Monsani.

**Fotos: Divulgação/Campus Avançado Sombrio.

Esta notícia foi editada na sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017, às 20:09 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).