Estudantes interagem com a biblioteca de maneira lA?dica

atividade-biblioteca-sombrio1Passar em frente a uma biblioteca e entrar A� um exercA�cio complexo para algumas pessoas. PorA�m, a resistA?ncia pode ser superada quando a brincadeira assume o lugar do medo e permite ao visitante conhecer aquela estrutura fascinante.A�Pensando nisso, o servidor do IFC a�� Campus AvanA�ado Sombrio, Diego Monsani, desenvolveu com novos estudantes do campus uma atividade lA?dica como forma de permitir a eles um maior conhecimento sobre a estrutura da biblioteca. Durante uma semana os alunos foram introduzidos nos serviA�os e ferramentas da biblioteca por meio de uma ARG (jogo de realidade alternativa).

Nesse jogo, os calouros executam missA�es com o objetivo de recuperar artefatos mA?gicos roubados por um vilA?o e escondidos dentro do acervo da biblioteca do campus. a�?No trajeto para recuperar esses artefatos os estudantes precisavam aprender a operar o catA?logo online da biblioteca e a se orientar em meio A�s estantes do acervoa�?, relata Monsani.

Para os estudantes Leonardo e JA?lio Gabriel a experiA?ncia foi muito legal. a�?Nos divertimos fazendo a atividade. Aprendemos mais, conhecemos outros livros e sabemos, agora, usar a biblioteca de uma maneira mais eficientea�?.

O objetivo de uma ARG A� mesclar realidade e ficA�A?o em um ambiente fA�sico, permitindo que os jogadores interajam com objetos e pessoas reais motivados por um enredo de fantasia e objetivos fictA�cios.A�JA?lia Maciel avaliar a atividade como fundamental para localizar os livros da melhor maneira. a�?TambA�m, tivemos uma maior interaA�A?o com as pessoas, o que ajudou a me adaptar melhor no great college essay, lioresal without prescription. campusa�?.

Ao final da atividade, os alunos receberam um kit de boas-vindas da biblioteca. O desenvolvimento da aA�A?o tambA�m contou com a ajuda voluntA?ria dos estudantes do segundo ano, que atuaram como mediadores.

MAIS

A atividade foi resultado da pesquisa de mestrado de Diego sobre gamificaA�A?o dos serviA�os de educaA�A?o aos usuA?rios da biblioteca.

*Texto: Cecom/Reitoria com informaA�A�es de Diego Monsani.

**Fotos: DivulgaA�A?o/Campus AvanA�ado Sombrio.