Estudantes recebem orientaA�A�es sobre funcionamento das bibliotecas do IFC

Estudantes durante atividade em Rio do Sul.

Todo inA�cio de ano A� marcado pela correria e a agitaA�A?o, mas tambA�m por muita felicidade para aqueles que conseguiram ingressar em uma instituiA�A?o pA?blica de ensino. Ao mesmo tempo, o perA�odo demanda dos estudantes muita atenA�A?o atA� que conheA�am tudo que hA? para aprender em relaA�A?o aos benefA�cios que o IFC tem a oferecer, tais como os relativos A�s bibliotecas.

Cientes disso, as bibliotecas organizam-se para oferecer treinamentos em relaA�A?o aos serviA�os prestados. Na biblioteca de Sombrio, por exemplo, os alunos ingressantes no ensino mA�dio foram recebidos por meio de uma atividade gamificada, a�?unindo o lA?dico ao processual, o que ajuda bastante a quebrar o gelo com os calourosa�?, afirmou Diego Monsani, bibliotecA?rio do campus.

A mesma ideia foi utilizada pela bibliotecA?ria Caroline Becker, no Campus random assignments, lioresal without prescription. Rio do Sul, com alunos do ensino mA�dio. Para ela, a gamificaA�A?o a�?A� uma atividade que permite sairmos da a�?tradicionala�� visita A� biblioteca, em que apenas repassamos verbalmente, ou por meio de fA?lder, informaA�A�es sobre a biblioteca, e fazermos uma atividade interativa, atraente, divertida e desafiadora por meio da gamificaA�A?o, pois, assim, o aluno pode experimentar, vivenciar, aprender e ir em busca de soluA�A�es como se estivesse num jogo. A� muito mais atrativo e vai ao encontro do gosto dos jovens de hoje. Toda a equipe da biblioteca esteve envolvida na atividade, o que gerou tambA�m a integraA�A?o de servidores e estagiA?riosa�?.

Outras bibliotecas seguem uma recepA�A?o mais formal, como a de ConcA?rdia, que oferece treinamento bA?sico sobre a biblioteca a todas as turmas de calouros do ensino mA�dio e superior, e tambA�m ministra aulas para utilizaA�A?o do Portal da Capes, especialmente para alunos de cursos superiores e pA?s-graduaA�A?o. O mesmo ocorre em Araquari e em SA?o Bento do Sul. Alguns bibliotecA?rios oferecem o treinamento do portal da Capes nas aulas de metodologia, com o apoio dos professores.

No Campus Fraiburgo, a bibliotecA?ria Mirela Sens utiliza a estrutura do laboratA?rio de informA?tica para treinamento prA?tico das funcionalidades do Sistema Pergamum, mostrando e treinando passo a passo com os calouros.

JA? em CamboriA?, a bibliotecA?ria Fernanda Ribeiro explicou que, alA�m de do treinamento, para motivar e envolver os alunos nas atividades de treinamento, sA?o sorteadas bolsas do IFC aos participantes.

ApA?s esse perA�odo de adaptaA�A?o e muito aprendizado, os usuA?rios estA?o preparados para o inA�cio dessa nova etapa das suas vidas no IFC.

Texto: Cecom/Reitoria, com informaA�A�es da bibliotecA?ria Nauria Fontana/ConcA?rdia
Foto enviada por Nauria Fontana/ConcA?rdia