Evento inédito reúne caprinocultores da região norte de SC no Campus Araquari

Reunir produtores, compartilhar informações e fomentar o agronegócio. Foi esse o intuito do encontro inédito de caprinocultores da região norte do Estado realizado no Campus Araquari no último dia 5.

O evento faz parte de uma série de atividades previstas em projeto de Extensão que oportuniza a participação de estudantes do curso de Medicina Veterinária em atividades de assistência técnica, manejo, sanidade e administração rural, coordenado pelos professores Viviane Milczewski, Marlise Pompeo Claus e André Fachini. “Por meio das ações desenvolvidas nas propriedades visitadas, foi possível vivenciar a rotina e os problemas reais enfrentados pelos produtores numa atividade que complementa aquilo que aprendemos em sala de aula”, afirma a estudante Camila Corrêa, voluntária do projeto.

O evento reuniu, além dos produtores da região de Barra Velha e Itajaí, a Professora Paula Vergara, que tem orientado os produtores em questões relacionadas à qualidade do leite de cabra e seus derivados, e também representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Com o tema Nutrição de Caprinos, a palestra inicial abordou conteúdos de interesse dos produtores relacionados às principais dúvidas relatadas nas visitas técnicas em relação à alimentação dos animais.

Na sequência, o Engenheiro de Alimentos, Henrique Rett, da Epagri Joinville apresentou uma proposta de projeto de implantação de um Lacticínio, reunindo a produção de leite destes pequenos produtores. O público formado pelos participantes e estudantes de diferentes turmas do curso de Medicina Veterinária mostrou-se bem atento e interessado.

O incentivo à verticalização do sistema produtivo por meio da produção de insumos, o processamento do leite e a gestão da propriedade contribuem para o aumento do valor agregado da produção e a sustentabilidade do negócio. Desta forma, busca-se agregar valor à produção, mitigar os riscos e aumentar os ganhos. A integração de profissionais do Campus Araquari com os caprinocultores da região contribui para o desenvolvimento de uma atividade pouco explorada na região, mas com potencial de crescimento. Por meio de reflexões e ações em parceria com esses produtores e, principalmente, por meio de um processo participativo de construção de conhecimento, essa parceria do tipo ganha-ganha traz benefícios mútuos e resulta no desenvolvimento e diversificação do arranjo produtivo local.

Os participantes relataram a importância do encontro e a necessidade de estreitar os laços entre as instituições envolvidas e os produtores da região, firmando o compromisso de novos encontros para a continuidade da discussão e qualificação das ações.

Texto e Imagem: Cecom/Araquari