Eventos debatem trabalho e sustentabilidade no ensino agrícola

IMG_9219O Instituto Federal Catarinense (IFC), através da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e do Câmpus Araquari, promoveram nos dias 12, 13 e 14 de setembro eventos que debateram a educação profissional do ponto de vista do trabalho e da sustentabilidade. O II Congresso Nacional de Ensino Agrícola (Conea), o V Congresso Estadual dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina (Cetasc) e o X Encontro Estadual de Ensino Agrícola de Santa Catarina (Eneasc) aconteceram no Centro de Convenções da Univille, em Joinville, e reuniram cerca de 350 participantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Maranhão e Pernambuco.

Foram apresentados mais de 40 trabalhos em formato de pôster, 15 palestrantes em três dias de evento. “O evento superou as nossas expectativas e atingimos o objetivo que era reunir o público para debater sobre Educação Profissional, Trabalho e Sustentabilidade. Cremos que vamos colher bons frutos desse evento, entre eles o fortalecimento do ensino agrícola no IFC e um maior envolvimento dos nossos alunos, que foram sensacionais durante todo o evento”, avalia Rodrigo Monzani, coordenador-geral do evento.

Nascido da unificação de dois colégios agrícolas vinculados à UFSC e três escolas agrotécnicas, o IFC possui uma forte identidade voltada à atividade no ensino agrícola. “A realização de um evento como esse vem ratificar o compromisso do IFC na formação de profissionais comprometidos com o trabalho e a boa agricultura em nosso país”, reforça Monzani.

IMG_9236Para o reitor Francisco Sobral, a identidade do IFC se reforça no ensino agrícola com a oferta de diversos cursos técnicos e superiores nessa área. “Além da oferta de cursos, temos relacionamento com associações e sindicatos de técnicos agrícolas, fator que reforça o nosso compromisso com o ensino agrícola e coloca o IFC como referência nacional nesta modalidade de ensino. Temos a incumbência de promover atividades e eventos deste nível no Estado”, disse o reitor.

Dentre os debates propostos no evento, a sustentabilidade da atividade agrícola foi o ponto forte. Os palestrantes, tanto em pesquisas apresentadas como em casos vivenciados, apontaram caminhos para o cultivo sustentável sem deixar de lado as necessidades do mercado de alimentos. “As temáticas propostas trouxeram reflexões sobre a economia brasileira, a qualidade, a educação emancipatório, a formação de cidadãos críticos e preparados para o mundo do trabalho. Além dos desafios no mundo do trabalho, que requer um profissional atualizado, que acompanhe os avanços tecnológicos, com comportamento pró-ativo, comprometido com o trabalho, disposto a trabalhar em equipe e estar num programa de capacitação permanente” relata o coordenador-geral.

IMG_9250Sobre a participação dos estudantes em debates tão profundos sobre temas que permeiam o seu dia a dia e o seu futuro, Monzani coloca que os alunos trouxeram uma boa contrapartida aos temas abordados, mas é preciso uma mudança interna. “Acredito que antes dos alunos serem inseridos num grupo de pesquisa, precisam desenvolver sua identidade de estudante, seu compromisso social e, após, o ensino proporcionar o devido espaço para a formação do profissional e cidadão.

Para o reitor Sobral a sustentabilidade é algo que precisa de uma maior discussão, principalmente no que se refere à agricultura familiar. “O ensino agrícola também precisa estar voltado à agricultura familiar. Cursos como de agroecologia já debatem a sustentabilidade, mas precisamos começar a repensar a sustentabilidade para quem? Um ensino agrícola que atenda o agronegócio, mas que também esteja voltado à agricultura familiar”, reforça ele.

MAIS

Após a solenidade de abertura, no dia 12/09, houve apresentações culturais e a primeira palestra do evento com o tema “Panorama da Educação Profissional do Brasil”.

Confira outras reportagens e mais informações em http://conea2014.araquari.ifc.edu.br/

IMG_9409 IMG_9180 IMG_9069

* Texto: CECOM/Reitoria.

** Fotos: Divulgação/Evento.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 17 de setembro de 2014, às 14:17 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).