Eventos debatem trabalho e sustentabilidade no ensino agrA�cola

IMG_9219O Instituto Federal Catarinense (IFC), atravA�s da PrA?-reitoria de ExtensA?o (Proex) e do CA?mpus Araquari, promoveram nos dias 12, 13 e 14 de setembro eventos que debateram a educaA�A?o profissional do ponto de vista do trabalho e da sustentabilidade. O II Congresso Nacional de Ensino AgrA�cola (Conea), o V Congresso Estadual dos TA�cnicos AgrA�colas de Santa Catarina (Cetasc) e o X Encontro Estadual de Ensino AgrA�cola de Santa Catarina (Eneasc) aconteceram no Centro de ConvenA�A�es da Univille, em Joinville, e reuniram cerca de 350 participantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, ParanA?, Rio de Janeiro, MaranhA?o e Pernambuco.

Foram apresentados mais de 40 trabalhos em formato de pA?ster, 15 palestrantes em trA?s dias de evento. a�?O evento superou as nossas expectativas e atingimos o objetivo que era reunir o pA?blico para debater sobre EducaA�A?o Profissional, Trabalho e Sustentabilidade. Cremos que vamos colher bons frutos desse evento, entre eles o fortalecimento do ensino agrA�cola no IFC e um maior envolvimento dos nossos alunos, que foram sensacionais durante todo o eventoa�?, avalia Rodrigo Monzani, coordenador-geral do evento.

Nascido da unificaA�A?o de dois colA�gios agrA�colas vinculados A� UFSC e trA?s escolas agrotA�cnicas, o IFC possui uma forte identidade voltada A� atividade no ensino agrA�cola. a�?A realizaA�A?o de um evento como esse vem ratificar o compromisso do IFC na formaA�A?o de profissionais comprometidos com o trabalho e a boa agricultura em nosso paA�sa�?, reforA�a Monzani.

IMG_9236Para o reitor Francisco Sobral, a identidade do IFC se reforA�a no ensino agrA�cola com a oferta de diversos cursos tA�cnicos e superiores nessa A?rea. a�?AlA�m da oferta de cursos, temos relacionamento com associaA�A�es e sindicatos de tA�cnicos agrA�colas, fator que reforA�a o nosso compromisso com o ensino agrA�cola e coloca o IFC como referA?ncia nacional nesta modalidade de ensino. Temos a incumbA?ncia de promover atividades e eventos deste nA�vel no Estadoa�?, disse o reitor.

Dentre os debates propostos no evento, a sustentabilidade da atividade agrA�cola foi o ponto forte. Os palestrantes, tanto em pesquisas apresentadas como em casos vivenciados, apontaram caminhos para o cultivo sustentA?vel sem deixar de lado as necessidades do mercado de alimentos. a�?As temA?ticas propostas trouxeram reflexA�es sobre a economia brasileira, a qualidade, a educaA�A?o emancipatA?rio, a formaA�A?o de cidadA?os crA�ticos e preparados para o mundo do trabalho. AlA�m dos desafios no mundo do trabalho, que requer um profissional atualizado, que acompanhe os avanA�os tecnolA?gicos, com comportamento prA?-ativo, comprometido com o trabalho, disposto a trabalhar em equipe e estar num programa de capacitaA�A?o permanentea�? relata o coordenador-geral.

IMG_9250Sobre a participaA�A?o dos estudantes em debates tA?o profundos sobre temas que permeiam o seu dia a dia e o seu futuro, Monzani coloca que os alunos trouxeram uma boa contrapartida aos temas abordados, mas A� preciso uma mudanA�a interna. a�?Acredito que antes dos alunos serem inseridos num grupo de pesquisa, precisam desenvolver sua identidade de estudante, seu compromisso social e, apA?s, o ensino proporcionar o devido espaA�o para a formaA�A?o do profissional e cidadA?o.

Para o reitor Sobral a sustentabilidade A� algo que precisa de uma maior discussA?o, principalmente no que se refere A� agricultura familiar. a�?O ensino agrA�cola tambA�m precisa estar voltado A� agricultura familiar. Cursos como de agroecologia jA? debatem a sustentabilidade, mas precisamos comeA�ar a repensar a sustentabilidade para quem? Um ensino agrA�cola que atenda o agronegA?cio, mas que tambA�m esteja voltado A� agricultura familiara�?, reforA�a ele.

A�MAIS

ApA?s a solenidade de abertura, no dia 12/09, houve apresentaA�A�es culturais e a primeira palestra do evento com o tema “Panorama da EducaA�A?o Profissional do Brasil”.

Confira outras reportagens e mais informaA�A�es em http://conea2014.araquari.ifc.edu.br/

IMG_9409 IMG_9180 peer reviewed journal article, buy dapoxetine. IMG_9069

* Texto: CECOM/Reitoria.