Eventos do Ensino MA�dio Integrado, em Luzerna, discutem o trabalho e suas nuances

20160428_082325RelaA�A�es de trabalho, implicaA�A�es sociais do exercA�cio de cada profissA?o e vivA?ncia de experiA?ncias prA?ticas em indA?strias regionais. Estes foram alguns dos tA?picos mais debatidos em cinco dias de atividades especiais para estudantes do Ensino MA�dio Integrado (EMI) do Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�Campus Luzerna, que promoveu a terceira ediA�A?o da Semana AcadA?mica de SeguranA�a do Trabalho e a segunda etapa da Jornada AcadA?mica 2016. A temA?tica norteadora da maioria das aA�A�es baseou-se no Dia de AlusA?o A�s VA�timas de Acidentes de Trabalho, lembrado internacionalmente em 28 de Abril.

No dia 25 de abril, os estudantes fizeram uma viagem de estudos para Ametista do Sul (RS). LA? conheceram como funcionam as prA?ticas de seguranA�a em um ambiente de garimpo ativo, mais precisamente em uma mina de pedras preciosas. Enquanto isso, nos blocos de ensino do Campus movie films, cheap Zoloft. , sob comando do professor Charles Immianovsky, foram feitas instalaA�A�es fotogrA?ficas a partir de entrevistas dos alunos com vA�timas de acidentes de trabalho, dialogando com os eventos da semana.

No dia seguinte, 26, no auditA?rio da Escola de EducaA�A?o BA?sica Padre NA?brega, os alunos do EMI reuniram-se para apresentaA�A�es das entrevistas feitas com as vA�timas de acidentes. Os futuros tA�cnicos chamaram atenA�A?o para aspetos como a variedade de ambientes em que ocorreram os episA?dios (indA?stria, construA�A?o civil, agricultura, etc.); alA�m de toda a cronologia envolvendo o atendimento prestado, os primeiros socorros, a participaA�A?o e adaptaA�A?o da famA�lia apA?s os fatos ocorridos etc. A dependA?ncia, os preconceitos, as limitaA�A�es, bem como todos os direitos das vA�timas, saltaram aos olhos do pA?blico presente.

Depois, na quarta-feira, 27, os alunos visitaram indA?strias de Luzerna e puderam conferir de perto as prA?ticas profissionais em cada ambiente de trabalho. A� tarde, tiveram curso bA?sico sobre higiene ocupacional, com servidoras do IFC mostrando alguns Equipamentos de ProteA�A?o Individual (EPIs) e repassando orientaA�A�es.

No dia 28,A�pela manhA?, a procuradora Priscila Maria Ribeiro, do MinistA�rio PA?blico do Trabalho (MPT) de JoaA�aba, ministrou a palestra a�?A atuaA�A?o do MinistA�rio PA?blico do Trabalho na Defesa da SaA?de e da SeguranA�a dos Trabalhadoresa�?.

De acordo com a procuradora, a experiA?ncia na Jornada AcadA?mica foi muito gratificante. a�?Percebi vA?rios alunos bastante interessados no assunto. Essa oportunidade de falar para mentes tA?o jovens A� sempre muito boa. Eles demonstram uma abertura maior para as ideias e conhecimentos que sA?o transmitidosa�?, comenta. a�?Acredito que precisamos capacitar todos os brasileiros sobre questA�es relativas A� cidadania. NA?o apenas sobre os direitos relacionados ao trabalho, mas tambA�m sobre direitos do consumidor ou sobre o meio ambiente, por exemploa�?, afirma Priscila.

ApA?s a palestra, integrando disciplinas como HistA?ria, Geografia e Sociologia, professores e alunos debateram sobre imigraA�A?o e trabalho. A estudante Martina trouxe a avA?, Caroline Nitterer Concatto, para falar um pouco sobre sua vinda da A?ustria para o Brasil, desde a viagem atA� as condiA�A�es de trabalho em ambos os paA�ses. Outro momento de destaque foi a conversa com haitianos que vivem em Luzerna e atuam em empresas da regiA?o. Antes do bate-papo, os convidados cantaram uma canA�A?o de sua terra de origem.

JA? os estudantes do TA�cnico Integrado em AutomaA�A?o Industrial estiveram cara a cara, na Biblioteca do IFC, com uma vA�tima de choque elA�trico, que tambA�m relatou sua experiA?ncia pessoal e profissional antes e apA?s o acidente.

Professor do Campus, o engenheiro Giovani Pasetti tambA�m ministrou uma palestra. Falou sobre sua vivA?ncia em uma empresa de grande porte em Araraquara (SP) e sobre episA?dios de acidentes que aconteceram ou foram evitados. A programaA�A?o terminou na sexta-feira, 29, com a visita de uma equipe do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de JoaA�aba, que abordou, com as turmas de terceiro ano, temA?ticas como postura profissional, apresentaA�A?o pessoal e habilidades de comunicaA�A?o em entrevistas de emprego e no ambiente organizacional como um todo.

Para ver fotos dos eventos, clique aqui.

Texto e imagem: CECOM/Luzerna.