Eventos em Abelardo Luz debatem a reorganização escolar no processo de educação da classe trabalhadora

Brasil sem latifundioO Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Abelardo Luz realizou, de 11 a 13 de agosto, o II Seminário de Educação do Campo e o VIII Encontro Estadual de Educadores da Reforma Agrária. O objetivo dos eventos foi discutir a importância político-pedagógica de reorganização escolar para o processo de educação da classe trabalhadora.

Cerca de 200 participantes, entre educadores da Reforma Agrária, servidores do IFC, assentados com atividade no setor de educação, estudantes do ensino médio e Coordenação Estadual de Educação, acompanharam as atividades.

A professora de Biologia Letícia Tramontini, do Campus Luzerna, acompanhou o evento e falou sobre a importância de promover debates dessa natureza, principalmente de criar um espaço para socializar trabalhos realizados pelo IFC, em parceria com a comunidade, dentro do assentamento.

“Foram debatidos temas como a história do Movimento dos Sem Terra e a conjuntura política atual. Outros temas foram as conquistas do movimento ao introduzir escolas nos assentamentos e desenvolver escolas itinerantes que acompanham os grupos, e as dificuldades pelas quais esses espaços de ensino passam, em razão da falta de políticas públicas voltadas para esse tema”, relata.

Para Letícia, outro ponto importante mencionado pelos palestrantes foi a importância de reconhecermos a classe trabalhadora da cidade com um papel imprescindível para a manutenção da economia e do sistema capitalista vigente.

“Foi discutida, também, a importância do ensino para a formação de cidadãos críticos e conscientes de suas ações e do seu papel no mundo do trabalho. Foi falado acerca do Projeto Escola sem Partido e sobre como esse projeto visa à formação superficial dos estudantes, para que se constituam como reprodutores de conhecimentos rasos que não levam à alteração do sistema vigente”, finaliza ela.

Mais informações em http://eventos.ifc.edu.br/enec/.

*Texto: Cecom/Reitoria, com informações da Cecom/Luzerna.

**Fotos: Divulgação.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 17 de agosto de 2016, às 18:00 por Nicole Trevisol.