Eventos em Abelardo Luz debatem a reorganizaA�A?o escolar no processo de educaA�A?o da classe trabalhadora

Brasil sem latifundioO Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus Abelardo Luz realizou, de 11 a 13 de agosto, o II SeminA?rio de EducaA�A?o do Campo e o VIII Encontro Estadual de Educadores da Reforma AgrA?ria. O objetivo dos eventos foi discutir a importA?ncia polA�tico-pedagA?gica de reorganizaA�A?o escolar para o processo de educaA�A?o da classe trabalhadora.

Cerca de 200 participantes, entre educadores da Reforma AgrA?ria, servidores do IFC, assentados com atividade no setor de educaA�A?o, estudantes do ensino mA�dio e CoordenaA�A?o Estadual de EducaA�A?o, acompanharam as atividades.

A professora de Biologia LetA�cia Tramontini,A�do Campus literature analysis, cheap Zoloft. Luzerna, acompanhou o evento e falou sobre a importA?ncia de promover debates dessa natureza, principalmente de criar um espaA�o para socializar trabalhos realizados pelo IFC, em parceria com a comunidade, dentro do assentamento.

a�?Foram debatidos temas como a histA?ria do Movimento dos Sem Terra e a conjuntura polA�tica atual. Outros temas foram as conquistas do movimento aoA�introduzir escolas nos assentamentos e desenvolver escolas itinerantes que acompanham os grupos, eA�as dificuldades pelas quais esses espaA�os de ensino passam,A�em razA?o da falta de polA�ticas pA?blicas voltadas para esse temaa�?, relata.

Para LetA�cia, outro ponto importante mencionadoA�pelos palestrantes foi a importA?ncia de reconhecermos a classe trabalhadora da cidade com um papel imprescindA�vel para a manutenA�A?o da economia e do sistema capitalista vigente.

a�?Foi discutida, tambA�m, a importA?ncia do ensino para a formaA�A?o de cidadA?os crA�ticos e conscientes de suas aA�A�es e do seu papel no mundo do trabalho. Foi falado acerca do Projeto Escola sem Partido e sobre como esse projeto visa A�A�formaA�A?o superficial dos estudantes, para que se constituam como reprodutores de conhecimentos rasos que nA?o levam A�A�alteraA�A?o do sistema vigentea�?, finaliza ela.

Mais informaA�A�es em http://eventos.ifc.edu.br/enec/.

*Texto: Cecom/Reitoria, com informaA�A�es da Cecom/Luzerna.

**Fotos: DivulgaA�A?o.