FA?brica de Software: um ensaio profissional com resultados reais

Tenho mesmo que aprender estas coisas? Para que eu preciso disso? Como vou usar isso no meu trabalho? Estas sA?o perguntas recorrentes dentro do universo dos estudantes de diversas A?reas e nA�veis de ensino. Uma proposta, dentro do IFC Araquari, fez com que isso fosse respondido no dia a dia de estudantes dos cursos da A?rea de InformA?tica.

Desde o ano de 2013, tem sido proposto um novo caminho para a formaA�A?o acadA?mica e profissional dos estudantes dos cursos de InformA?tica do Instituto Federal Catarinense Campus essay writing services reviews, purchase zithromax. Araquari. Abriram-se portas para uma formaA�A?o mais abrangente e completa, que compreende a prA?tica profissional, tal e qual no mercado de trabalho, sA? que mediada pelo ambiente de ensino. Esta possibilidade foi propiciada com a criaA�A?o da FA?brica de Software, um espaA�o de aprendizado que compreende rotinas diA?rias de um profissional ligado A�s Tecnologias de InformaA�A?o (TI) e executa projetos conforme demandas reais de parceiros.

A� possA�vel afirmar que a FA?brica de Software serve como um a�?ensaio profissionala�? para os discentes dos cursos TA�cnico em InformA?tica e do Bacharelado em Sistemas de InformaA�A?o (BSI). A proposta desse ambiente A� servir como um agente catalisador de experiA?ncias nas A?reas de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o, por meio do acompanhamento do processo de formaA�A?o do aluno, antecipando seu contato com as atividades profissionais.

Ao fazer uso de conceitos teA?ricos, a FA?brica orienta os alunos na adoA�A?o de tA�cnicas e ferramentas que permitem analisar, avaliar, projetar, desenvolver e implantar soluA�A�es de TI. Portanto, um dos grandes triunfos dessa proposta A� a certificaA�A?o de que os conceitos apresentados em sala de aula estA?o sendo aplicados para o desenvolvimento de soluA�A�es. Ou seja, se o conhecimento passado em sala nA?o estA? sendo aplicado, A� possA�vel verificar e adequar tanto as aulas quanto a execuA�A?o dos projetos pelos estudantes.

A atuaA�A?o prA?tica da FA?brica de Software

Aspectos como gerenciamento de equipes, capacitaA�A?o e atA� mesmo aA�A�es de cunho social sA?o incentivadas e promovidas dentro do escopo de atuaA�A?o da FA?brica de Software. AlA�m disso, atua no sentido de proporcionar condiA�A�es para a efetivaA�A?o de parcerias entre o IFC e outras instituiA�A�es, sejam elas de ensino, governamentais ou empresariais.

JA? sA?o 13 projetos concluA�dos, dentro da FA?brica de Software, em seus quatro anos de existA?ncia, sejam com demandas internas, provenientes de parcerias com a Prefeitura de Joinville ou da Reitoria do IFC, por exemplo. Esta proposta educacional alcanA�a toda a regiA?o, como A� possA�vel visualizar nos atuais projetos em construA�A?o: para o Detran (Joinville), ISSEM (JaraguA? do Sul), Sistema de GestA?o de Projetos, AnA?lise de Salto Vertical, Portal do IFC (Reitoria) e IrrigaA�A?o AutomA?tica.

Hoje, sA?o 18 estudantes do ensino superior e trA?s do ensino mA�dio atuando diretamente nos seis projetos em fase de execuA�A?o. Estes estudantes sA?o coordenados por um a�?gerentea�?, que tambA�m A� aluno dos cursos da instituiA�A?o, e tem por funA�A?o acompanhar o andamento de todas as propostas aprovadas para execuA�A?o. AlA�m disso, cada projeto possui um professor responsA?vel pela orientaA�A?o. Para o gerenciamento de toda a estrutura da FA?brica de Software, hA? um colegiado de professores responsA?veis, composto pelos docentes do curso de Bacharelado em Sistemas de InformaA�A?o.

O ambiente de trabalho A� constituA�do por 20 computadores, dois kits arduA�no, uma estaA�A?o meteorolA?gica, uma impressora 3D e quatro tablets. Toda a estrutura deste ambiente de ensino gira em torno de forA�a intelectual e de trabalho dos prA?prios integrantes da comunidade interna do IFC Araquari, utilizando exclusivamente tecnologia de softwares livres para o desenvolvimento de soluA�A�es.

Prova da efetividade de aA�A�es como esta A� uma taxa 40% maior de estudantes que, apA?s passar pela FA?brica de Software, concluem o curso superior no IFC, comparado A�queles que nA?o tiveram esta experiA?ncia. Propostas como esta mostram como os conhecimentos podem ser utilizados na prA?tica, sem custos extras para formaA�A?o profissional e gerando bons resultados para o ambiente estudantil e tambA�m para as empresas que recebem seus projetos em funcionamento.

*InformaA�A�es: Vanessa Rolim.
**Texto e imagens: Cecom/Araquari.