FMEPT apresenta novidades na programaA�A?o

A uma semana do III FA?rum Mundial de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (FMEPT), a programaA�A?o do evento recebeu o reforA�o de seis novos palestrantes e sofreu alteraA�A�es. Uma delas A� o cancelamento da participaA�A?o de Mariela Castro, filha do presidente de Cuba – Raul Castro – e militante do movimento LGBT, por questA�es de agenda. TambA�m foram realizadas mudanA�as de horA?rio e local na grade de atividades autogestionadas.
Na grade oficial de conferA?ncias, palestras e debates, a lista de novidades inclui nomes como o de AlA�ssio Surian, professor da Universidade de PA?dua, na ItA?lia, e coordenador da Universidade Popular Urbana (UPU); Renato Peixoto Dagnino, professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Eduardo Davyt, ex-diretor da Universidade do Trabalho do Uruguai; e Carlos Fernando da Silva Ramos, vice-presidente do Instituto PolitA�cnico do Porto (Portugal) e autor de pesquisas na A?rea de inteligA?ncia artificial.
Ramos participarA? do a�?ObservatA?rio Mundial sobre o Crescimento Global e sua influA?ncia no mundo no trabalhoa�?, A�junto deA�Luciano Toledo, coordenador do NA?cleo Estruturante de PolA�tica de InovaA�A?o da Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica do MinistA�rio da EducaA�A?o, e Edilene GuimarA?es, PrA?-Reitora de Ensino do IFPE e autora do livro a�?PolA�tica de Ensino MA�dio e EducaA�A?o Profissionala�?.
Entre os novos palestrantes tambA�m estA?o Cristina Buarque, sociA?loga que, por oito anos, comandou a secretaria da mulher do Governo de Pernambuco; Araci Catapan, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estudos relacionados A� EducaA�A?o a DistA?ncia; e Paulo Gabriel Nacif, atual secretA?rio de EducaA�A?o Continuada, AlfabetizaA�A?o, Diversidade e InclusA?o do MinistA�rio da EducaA�A?o.
a�?SA?o nomes que tornam ainda mais rica a programaA�A?o do FMEPT 2015. Como A� comum em eventos de grande porte, foi preciso fazer algumas mudanA�as de A?ltima hora. Lamentamos a ausA?ncia de Mariela Castro, que tem uma histA?ria de luta pelo direito A� diversidade, mas nA?o temos dA?vidas de que teremos debates e discussA�es bastante proveitosasa�?, afirmou a presidente da Secretaria Executiva do FA?rum, Maria JosA� Melo.
No total, o FMEPT receberA? 50 palestrantes nacionais e internacionais, que vA?o debater sobre temA?ticas relacionadas A� Diversidade, Cidadania e InovaA�A?o, tema da ediA�A?o 2015. AlA�m das novidades anunciadas nesta segunda (18/05), a grade oficial do evento contarA? com a participaA�A?o de nomes como Frei Betto, SA�lvio Meira, Moacir Gadotti e SA�lvia Manfredi.
TambA�m sA?o destaque da programaA�A?o Wilson Netto, presidente do Conselho Central de AdministraA�A?o do Uruguai; Marti Ford, Diretora da School of Indigenous Education do Red River College (CanadA?); ElA�sio Estanque, sociA?logo da Universidade de Coimbra; Beatriz Soto, presidente da associaA�A?o a�?Viva la CiudadanA�aa�? (ColA?mbia); e Oscar Valiente, professor da Universidade Glasgow (EscA?cia).
A�
INSCRIA�A�ES a�� A�AtA� o dia do evento A� possA�vel se inscrever gratuitamente como participante e ter acesso a todas as atividades do FMEPT 2015. Aqueles que tiveram trabalhos aprovados ou que estA?o envolvidos em atividades autogestionadas tambA�m devem efetuar a inscriA�A?o previamente pelo siteA�www.fmept.org.A�
A�
CREDENCIAMENTO -A�Os profissionais de comunicaA�A?o que irA?o realizar a cobertura do evento ou das atividades promovidas por sua instituiA�A?o deverA?o efetuar o credenciamento de imprensa para ter acesso A� sala de comunicaA�A?o do evento.
=>A�Inscreva-seA�gratuitamente no FA?rumA�

ProgramaA�A?o Completa FMEPT AQUI.

* Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o FMEPT 2015.