FMEPT apresenta novidades na programação

A uma semana do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), a programação do evento recebeu o reforço de seis novos palestrantes e sofreu alterações. Uma delas é o cancelamento da participação de Mariela Castro, filha do presidente de Cuba – Raul Castro – e militante do movimento LGBT, por questões de agenda. Também foram realizadas mudanças de horário e local na grade de atividades autogestionadas.
Na grade oficial de conferências, palestras e debates, a lista de novidades inclui nomes como o de Aléssio Surian, professor da Universidade de Pádua, na Itália, e coordenador da Universidade Popular Urbana (UPU); Renato Peixoto Dagnino, professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Eduardo Davyt, ex-diretor da Universidade do Trabalho do Uruguai; e Carlos Fernando da Silva Ramos, vice-presidente do Instituto Politécnico do Porto (Portugal) e autor de pesquisas na área de inteligência artificial.
Ramos participará do “Observatório Mundial sobre o Crescimento Global e sua influência no mundo no trabalho”,  junto de Luciano Toledo, coordenador do Núcleo Estruturante de Política de Inovação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, e Edilene Guimarães, Pró-Reitora de Ensino do IFPE e autora do livro “Política de Ensino Médio e Educação Profissional”.
Entre os novos palestrantes também estão Cristina Buarque, socióloga que, por oito anos, comandou a secretaria da mulher do Governo de Pernambuco; Araci Catapan, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estudos relacionados à Educação a Distância; e Paulo Gabriel Nacif, atual secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.
“São nomes que tornam ainda mais rica a programação do FMEPT 2015. Como é comum em eventos de grande porte, foi preciso fazer algumas mudanças de última hora. Lamentamos a ausência de Mariela Castro, que tem uma história de luta pelo direito à diversidade, mas não temos dúvidas de que teremos debates e discussões bastante proveitosas”, afirmou a presidente da Secretaria Executiva do Fórum, Maria José Melo.
No total, o FMEPT receberá 50 palestrantes nacionais e internacionais, que vão debater sobre temáticas relacionadas à Diversidade, Cidadania e Inovação, tema da edição 2015. Além das novidades anunciadas nesta segunda (18/05), a grade oficial do evento contará com a participação de nomes como Frei Betto, Sílvio Meira, Moacir Gadotti e Sílvia Manfredi.
Também são destaque da programação Wilson Netto, presidente do Conselho Central de Administração do Uruguai; Marti Ford, Diretora da School of Indigenous Education do Red River College (Canadá); Elísio Estanque, sociólogo da Universidade de Coimbra; Beatriz Soto, presidente da associação “Viva la Ciudadanía” (Colômbia); e Oscar Valiente, professor da Universidade Glasgow (Escócia).

INSCRIÇÕES –  Até o dia do evento é possível se inscrever gratuitamente como participante e ter acesso a todas as atividades do FMEPT 2015. Aqueles que tiveram trabalhos aprovados ou que estão envolvidos em atividades autogestionadas também devem efetuar a inscrição previamente pelo site www.fmept.org

CREDENCIAMENTO – Os profissionais de comunicação que irão realizar a cobertura do evento ou das atividades promovidas por sua instituição deverão efetuar o credenciamento de imprensa para ter acesso à sala de comunicação do evento.
=> Confira a programação do FMEPT 2015
=> Inscreva-se gratuitamente no Fórum

Programação Completa FMEPT AQUI.

* Texto: Assessoria de Comunicação FMEPT 2015.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 20 de maio de 2015, às 14:26 por Nicole Trevisol.