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Formação pedagógica aborda os sujeitos do PROEJA e a aprendizagem

camboriu-Daniel“A educação de jovens, adultos e idosos no contexto educacional” foi o tema central do debate promovido pelo coordenador de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Prefeitura de Florianópolis e delegado do Fórum de EJA, Daniel Godinho Berger, durante a última Formação Pedagógica no IFC Câmpus Camboriú.

Segundo Berger, atualmente estamos vivendo o fenômeno da ampliação da expectativa de vida, o que torna importante repensar a educação de jovens, adultos e idosos. Nesse contexto, o coordenador destacou a necessidade de conhecer os sujeitos. “Dentro da abordagem Geracional, o sujeito é o indivíduo que se projeta no tempo e define o que vai ser. Precisamos também entender a sua constituição, que compreende a socialização, a sociabilidade e a territorialidade”, afirmou.

Entre os desafios propostos aos docentes do IFC na educação do público do PROEJA, o palestrante ressaltou que é necessário conhecer as experiências de cada um, para que aconteça realmente a produção do conhecimento. “Esse processo pedagógico vai fornecer as condições mentais (sinapses) necessárias para a aprendizagem do aluno”, destacou.

Logo após a palestra sobre educação de jovens e adultos, a médica emergencista, Andrea Barreto Nogueira, falou sobre “Convulsão: conceitos gerais e primeiros socorros”.

* Texto e foto: CECOM/Camboriú.

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Esta notícia foi editada na quinta-feira, 14 de maio de 2015, às 16:29 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

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