FormaA�A?o pedagA?gica debate a�?Tecnologias na educaA�A?oa�?

formacao1No dia 04/02, a professora e tA�cnica em assuntos educacionais do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) CA?mpus Joinville, Caroline Lengert Guedes, ministrou a palestra sobre a�?Tecnologias na educaA�A?oa�? aos professores do IFC CamboriA?.

No primeiro momento do evento, a Diretora de Desenvolvimento Educacional, Sirlei de FA?tima Albino, ressaltou a relevA?ncia do assunto para a realizaA�A?o do planejamento de como utilizar os 20% da carga horA?ria em EducaA�A?o a DistA?ncia (EaD). a�?Primeiramente, utilizaremos o CriaCAC e jA? temos previsto para o segundo semestre a implementaA�A?o do nosso ambiente moodlea�?, informou a diretora.

Atuando desde 1998 na temA?tica da palestra, Caroline Guedes questionou os docentes a respeito de quais as tecnologias podem ser utilizadas na educaA�A?o. a�?A nossa sociedade vive em uma mobilidade excessiva e nem sempre o nosso aluno consegue focar somente no quadroa�?, ressaltou Guedes. E para manter esse foco dos estudantes na matA�ria, os educadores possuem um desafio pela frente: repensar as prA?ticas pedagA?gicas alA�m dos recursos.

De acordo com a professora, nA?o basta ter o recurso e a aula continuar sendo ministrada da mesma maneira. a�?Se eu mantenho a mesma didA?tica de uma aula presencial, o ambiente virtual vai servir apenas para disponibilizar o materiala�?, destacou.

Para instigar os professores a repensar as prA?ticas, a palestrante exibiu o vA�deo a�?Nativos digitaisa�?. a�?NA?s ainda somos imigrantes digitais, mas e os nossos alunos? Como iremos manter o foco da atenA�A?o na aula utilizando os recursos da tecnologia?a�?, finalizou a palestrante.

________________________________________________________

A FormaA�A?o PedagA?gica (02 a 06 de fevereiro)

AlA�m da palestra sobre as tecnologias na educaA�A?o, a semana de formaA�A?o pedagA?gica foi intensa e trouxe para o debate os assuntos: plano de ensino, evasA?o escolar, ambiente virtual (CriaCAC) e os instrumentos e metodologias de avaliaA�A?o. Os novos professores e tA�cnicos-administrativos A�tambA�m tiverem a oportunidade de conhecer um pouco sobre cada setor e participar de uma caminhada guiada pelo cA?mpus. Confira aqui as fotos.
review articles, generic zithromax.

* Texto e fotos: CECOM/CamboriA?.