Formação pedagógica debate “Tecnologias na educação”

formacao1No dia 04/02, a professora e técnica em assuntos educacionais do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Joinville, Caroline Lengert Guedes, ministrou a palestra sobre “Tecnologias na educação” aos professores do IFC Camboriú.

No primeiro momento do evento, a Diretora de Desenvolvimento Educacional, Sirlei de Fátima Albino, ressaltou a relevância do assunto para a realização do planejamento de como utilizar os 20% da carga horária em Educação a Distância (EaD). “Primeiramente, utilizaremos o CriaCAC e já temos previsto para o segundo semestre a implementação do nosso ambiente moodle”, informou a diretora.

Atuando desde 1998 na temática da palestra, Caroline Guedes questionou os docentes a respeito de quais as tecnologias podem ser utilizadas na educação. “A nossa sociedade vive em uma mobilidade excessiva e nem sempre o nosso aluno consegue focar somente no quadro”, ressaltou Guedes. E para manter esse foco dos estudantes na matéria, os educadores possuem um desafio pela frente: repensar as práticas pedagógicas além dos recursos.

De acordo com a professora, não basta ter o recurso e a aula continuar sendo ministrada da mesma maneira. “Se eu mantenho a mesma didática de uma aula presencial, o ambiente virtual vai servir apenas para disponibilizar o material”, destacou.

Para instigar os professores a repensar as práticas, a palestrante exibiu o vídeo “Nativos digitais”. “Nós ainda somos imigrantes digitais, mas e os nossos alunos? Como iremos manter o foco da atenção na aula utilizando os recursos da tecnologia?”, finalizou a palestrante.

________________________________________________________

A Formação Pedagógica (02 a 06 de fevereiro)

Além da palestra sobre as tecnologias na educação, a semana de formação pedagógica foi intensa e trouxe para o debate os assuntos: plano de ensino, evasão escolar, ambiente virtual (CriaCAC) e os instrumentos e metodologias de avaliação. Os novos professores e técnicos-administrativos  também tiverem a oportunidade de conhecer um pouco sobre cada setor e participar de uma caminhada guiada pelo câmpus. Confira aqui as fotos.

* Texto e fotos: CECOM/Camboriú.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015, às 13:29 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).