Formandos de Mecânica criam aparato para medir viscosidade de óleo lubrificante

“O óleo do motor é grosso ou fino?” Esse era um questionamento recorrente dos alunos do curso de Mecânica do Campus Blumenau. E cada vez que ouvia isso, o professor Paulo Francisco do Carmo os corrigia, ‘o correto é se o óleo é viscoso ou não’. E para explicar na prática essa diferença, ele propôs a turma a criação de um aparato experimental para ensaio de viscosidade de óleo lubrificante.

O aparato experimental verifica a viscosidade de amostra de óleo lubrificante. A amostra de óleo é colocada no funil, que a aquece por banho de vaselina líquida industrial, e a viscosidade é calculada pelo tempo de escoamento que a amostra flui para encher os 60 ml do recipiente por um orifício calibrado. Quanto mais viscoso for o óleo, mais ele demora para fluir. E quanto menos viscoso, mais rápido a amostra flui. O tempo de escoamento está ligado, portanto, à viscosidade.

Foram 60 horas para a execução do projeto. Os alunos explicaram que o equipamento não faz a medição com exatidão, mas é possível fazer a correção usando a tabela de conversão de viscosidade. Segundo o aluno Alessandro Magno Cardoso Ribeiro, um mecanismo como esse é importante para saber o tipo de óleo a ser usado em uma máquina, por exemplo.

Curiosos e interessados, os futuros técnicos em Mecânica Industrial foram além do esperado. “Eles discutiram assuntos como Transferência de Calor, disciplina que é, normalmente, vista nos cursos de Engenharia. Isso demonstra o interesse e o nível intelectual desses profissionais que serão formados este ano no campus”, observou Paulo.

O trabalho foi desenvolvido no Projeto Integrador, disciplina que integra a grade curricular dos cursos técnicos da rede federal no último semestre do curso. Para desenvolvê-lo, a turma revisitou conhecimentos vistos em várias disciplinas, da Soldagem e Usinagem à Elétrica. Para Alessandro, o trabalho em equipe foi fundamental para o sucesso do projeto. “A troca de conhecimento entre os colegas permitiu a realização de um trabalho final de qualidade e que será de grande utilidade para os futuros alunos”, afirmou.

*Texto: Gisele Silveira | Jornalista – JP 4506/SC.
**Fotos: Gisele Silveira e professor Paulo do Carmo.

Esta notícia foi editada na sexta-feira, 10 de novembro de 2017, às 20:41 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).