FA?rum entre IES pretende aprimorar prA?ticas administrativas

forgifesc_geral1Se a a�?uniA?o faz a forA�aa�?, o trabalho conjunto de quatro instituiA�A�es pode trazer benefA�cios administrativos e resultar em uma melhor prestaA�A?o de serviA�o A� comunidade. Essa A� a proposta do FA?rum de GestA?o Integrada das InstituiA�A�es Federais de Ensino de Santa Catarina (Forgifesc) que iniciou as atividades no dia 14/03. O A?rgA?o A� constituA�do pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A pauta da primeira reuniA?o foi sobre compras.

A implementaA�A?o do fA?rum A� resultado do trabalho de mestrado do ex-diretor de AdministraA�A?o do IFSC, A�rico Madruga, que atualmente trabalha em outra instituiA�A?o pA?blica em BrasA�lia. O servidor cursa o Mestrado Profissional em AdministraA�A?o UniversitA?ria na UFSC e sua dissertaA�A?o tem como objetivo analisar as vantagens da implementaA�A?o de um fA?rum permanente de gestA?o universitA?ria integrada em Santa Catarina para o aprimoramento das prA?ticas administrativas, visando a eficiA?ncia na execuA�A?o da atividade-fim que A� o ensino. a�?A ideia A� que as instituiA�A�es trabalhem o tripA� Ensino, Pesquisa e ExtensA?o de maneira articulada com a gestA?o, de maneira a compartilhar boas prA?ticas e propor aA�A�es cooperadas que beneficiem todos os envolvidosa�?, explica A�rico.

Presente na abertura da primeira reuniA?o, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, destacou que a uniA?o de esforA�os ajudarA? as instituiA�A�es a melhorarem seus processos. a�?Precisamos trabalhar a gestA?o de forma colaborativa para conseguirmos avanA�ar nos muitos desafios que temos como instituiA�A�es pA?blicasa�?, destacou.

A concepA�A?o do Forgifesc surgiu a partir do FA?rum de Reitores das InstituiA�A�es PA?blicas de Santa Catarina a�� do qual todas as instituiA�A�es e mais a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fazem parte. De acordo com o A�rico, jA? que esse fA?rum envolve os dirigentes, a intenA�A?o foi criar um outro espaA�o para que todas as A?reas pudessem trocar informaA�A�es. a�?Queremos que servidores de diversas A?reas administrativas das instituiA�A�es possam discutir propostas de maneira a otimizar processos e recursos por meio de um trabalho coletivoa�?, conta. a�?A parte administrativa A� fundamental para que possamos atender os estudantes com qualidadea�?, ressaltou a reitora do IFSC.

Compras em pauta apa research papers, generic dapoxetine.

Para que o FA?rum envolva, alA�m dos gestores, os servidores tA�cnico-administrativos, foram definidas cA?maras temA?ticas ligados A�s seguintes A?reas: LicitaA�A�es e Contratos, Engenharia, OrA�amento e FinanA�as, T.I., GestA?o de Pessoas e Sustentabilidade. O primeiro tema a ser discutido foi compras. Representantes das A?reas de todas as instituiA�A�es estiveram presentes e debateram questA�es como a dificuldade em processos licitatA?rios e as limitaA�A�es da lei 8.666/93 que institui normas para licitaA�A�es e contratos da AdministraA�A?o PA?blica.

A prA?-reitora de AdministraA�A?o do IFSC, Elisa Flemming Luz, explica que as instituiA�A�es federais precisam seguir diversas orientaA�A�es do Tribunal de Contas da UniA?o e de auditorias quanto A� importA?ncia da efetivaA�A?o de compras compartilhadas. a�?Hoje jA? atuamos dessa forma dentro da rede IFSC, mas precisamos ampliar essa atuaA�A?o. Acreditamos que o FA?rum trarA? um diferencial para a administraA�A?o pA?blica, porque serA? mais atrativo A�s empresas participar dos processos licitatA?rios, que envolverA?o quantitativos mais elevados e, como consequA?ncia, esperamos numa reduA�A?o de valoresa�?, conta.

Outros assuntos que devem ser discutidos pelos representantes da A?rea de AdministraA�A?o no Forgifesc sA?o gerenciamento das obras de engenharia, gestA?o de contratos e questA�es orA�amentA?rias e financeiras. a�?SerA? um espaA�o rico de troca de experiA?ncias, discussA�es e a construA�A?o de diferenciais para a administraA�A?o pA?blicaa�?, ressalta Elisa.

As reuniA�es das CA?maras ocorrerA?o mensalmente. A prA?xima reuniA?o ficou agendada para o dia 11 de abril com os temas a�?Compras SustentA?veis e FiscalizaA�A?o de Obrasa�?, envolvendo as CA?maras de LicitaA�A�es e de Engenharia.

forgifesc_geral2

* Texto e fotos: Diretoria de ComunicaA�A?o/IFSC.

Deixe um comentário