Fraiburgo participa de solenidade que reflete sobre a Guerra do Contestado

fraiburgo-guerra-contestado3O Instituto Federal Catarinense a�� Campus Fraiburgo participou do evento alusivo aos 100 anos do Acordo de Limites entre Santa Catarina e ParanA? e o fim da Guerra do Contestado (1912-1916). O evento aconteceu no dia 29/11 no salA?o comunitA?rio do TaquaruA�A? a�� um dos mais importantes redutos caboclos durante o conflito a��, localizado no interior de Fraiburgo/SC, e teve presenA�a significativa de alunos das escolas municipais. A�A solenidade foi promovidaA�pela Secretaria Municipal da EducaA�A?o.

A cerimA?nia contou com a presenA�a de Pedro Felisbino, historiador e morador do TaquaruA�u. Segundo ele, mesmo depois de 100 anos do acordo de limites, as ligaA�A�es asfA?lticas com a regiA?o sA?o poucas e precA?rias. Para Vanderlei Cristiano Juraski, professor de HistA?ria no IFC, a Guerra do Contestado fez parte de um processo de ocupaA�A?o do territA?rio, capitaneado pelo capitalismo industrial e tendo como fiador o Estado brasileiro.

“Esses momentos sA?o importantes para refletir, nA?o apenas acerca do passado, mas sobre como esse acontecimento histA?rico [Guerra do Contestado] marca, decisivamente, a vida das pessoas na atualidade”, reforA�aA�Juraski. Durante o evento, o professor do IFC falou aos presentes sobreA�o processo de ocupaA�A?o do centro-oeste catarinense, analisando elementos que conduziram ao conflito armado no inA�cio do sA�culo XX, bem como a importA?ncia deste para a ascensA?o de um novo arranjo produtivo na regiA?o.

Saiba mais sobre a Guerra do Contestado acessandoA�http://cpdoc.fgv.br/contestado/abertura.

*Texto e fotos: DivulgaA�A?o/Fraiburgo.

college essays prompts, buy dapoxetine online.