Fraiburgo participa de solenidade que reflete sobre a Guerra do Contestado

fraiburgo-guerra-contestado3O Instituto Federal Catarinense – Campus Fraiburgo participou do evento alusivo aos 100 anos do Acordo de Limites entre Santa Catarina e Paraná e o fim da Guerra do Contestado (1912-1916). O evento aconteceu no dia 29/11 no salão comunitário do Taquaruçú – um dos mais importantes redutos caboclos durante o conflito –, localizado no interior de Fraiburgo/SC, e teve presença significativa de alunos das escolas municipais.  A solenidade foi promovida pela Secretaria Municipal da Educação.

A cerimônia contou com a presença de Pedro Felisbino, historiador e morador do Taquaruçu. Segundo ele, mesmo depois de 100 anos do acordo de limites, as ligações asfálticas com a região são poucas e precárias. Para Vanderlei Cristiano Juraski, professor de História no IFC, a Guerra do Contestado fez parte de um processo de ocupação do território, capitaneado pelo capitalismo industrial e tendo como fiador o Estado brasileiro.

“Esses momentos são importantes para refletir, não apenas acerca do passado, mas sobre como esse acontecimento histórico [Guerra do Contestado] marca, decisivamente, a vida das pessoas na atualidade”, reforça Juraski. Durante o evento, o professor do IFC falou aos presentes sobre o processo de ocupação do centro-oeste catarinense, analisando elementos que conduziram ao conflito armado no início do século XX, bem como a importância deste para a ascensão de um novo arranjo produtivo na região.

Saiba mais sobre a Guerra do Contestado acessando http://cpdoc.fgv.br/contestado/abertura.

*Texto e fotos: Divulgação/Fraiburgo.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 6 de dezembro de 2016, às 17:27 por Nicole Trevisol.