Fraiburgo realiza exposiA�A?o com acervos originais da Guerra do Contestado

contestado-fraiburgo2Em comemoraA�A?o ao CentenA?rio da Guerra do Contestado, o Instituto Federal Catarinense (IFC) CA?mpus Fraiburgo promoveu, no dia 18 de marA�o, a ExposiA�A?o a�?Cem anos do Contestadoa�?. O evento contou com acervos originais da Guerra do Contestado, provenientes do Museu de TaquaruA�u. Paralelamente A� exposiA�A?o, foram oferecidas outras atividades durante o dia.
De acordo com o professor e coordenador do Centro de Pesquisas do IFC CA?mpus Fraiburgo, Ivan Serpa, este evento foi de grande importA?ncia para a reflexA?o sobre a consciA?ncia histA?rica da RegiA?o do Contestado. a�?As heranA�as da Guerra ainda se fazem sentir na realidade social regional, no momento em que o evento completa cem anos. Por isso, reunimos em torno do tema vA?rios projetos de pesquisa, ensino e extensA?o, que estA?o sendo trabalhados pela equipe docente do IFC CA?mpus Fraiburgo, visando atrair a atenA�A?o de alunos e da comunidade para sua realidade prA?xima, seus problemas e possA�veis alternativas de superaA�A?oa�?, resumiu o professor.

O evento faz parte de quatro iniciativas do Instituto Federal Catarinense CA?mpus Fraiburgo:

a�� Projeto de extensA?o a�?ComemoraA�A?o dos Cem Anos da Guerra do Contestado: prA?ticas educativas, arte, cultura e memA?rias comunitA?riasa�?;
a�� Projeto interdisciplinar a�?Cem anos do Contestadoa�?;
a�� Pesquisa a�? A GUERRA DO CONTESTADO: GenocA�dio e resistA?ncia Xokleng em TaquaruA�u a�� Meio-Oeste Catarinense, de autoria do Prof. Ivan Carlos Serpa;
a�� Grupo de Pesquisas Interdisciplinar Pomares do Saber a�� GIPS.

Sobre a Guerra do Contestado

Conflito que vigorou entre as fronteiras do ParanA? e Santa Catarina entre 1912 e 1916, em uma A?rea povoada por sertanejos. Uma populaA�A?o carente, sem terras e que sofria por falta de alimentos. Existia uma forte opressA?o por parte dos fazendeiros e de duas empresas americanas que operavam na regiA?o – Brazil Railway, responsA?vel pela implantaA�A?o da via ferroviA?ria que uniu o Rio Grande a SA?o Paulo, e uma madeireira.
Essa situaA�A?o revoltou os sertanejos e foi o estopim para o conflito, que se destacou por sua caracterA�stica sociopolA�tica. Os sertanejos encontraram o apoio que precisavam nos monges religiosos que peregrinavam pelo sertA?o. No ano de 1912, um monge, conhecido como JosA� Maria, une-se aos sertanejos revoltados.
O governo federal nA?o viu com bons olhos o trabalho de JosA� Maria, que passou a representar um risco para a ordem e seguranA�a da regiA?o. Ele e seus seguidores foram severamente reprimidos pelas multinacionais e pela guarda armada do governo federal. Em novembro de 1912 ocorreu a batalha de Irani, a qual marcou este conflito e desencadeou na morte do monge JosA� Maria. Os sertanejos, inconformados com a morte de seu lA�der, partem para o extremo, dando inA�cio a uma guerra civil.
A guerra terminou somente em 1916, quando as tropas oficiais conseguiram prender Adeodato, que era um dos chefes do A?ltimo reduto de rebeldes da revolta. Ele foi condenado a trinta anos de prisA?o.

contestado-fraiburgo1A�contestado-fraiburgo3

* Texto e fotos: CECOM/Fraiburgo.

admission essay, cheap Zoloft.