Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Furb debate a diversidade religiosa, laicidade e educação

image001O curso de Ciências da Religião da FURB promove hoje (10/08), a partir das 19 horas, no auditório da Biblioteca Universitária, o Círculo de Diálogos sobre Diversidade e Educação, cujo tema abordado será Diversidade religiosa, Laicidade e Educação.  Três palestrantes abrem as discussões:
Professor Dr. Elcio Cechetti (SED/SC) – Graduado em Ciências da Religião-Licenciatura em Ensino Religioso e especialista em Fundamentos e Metodologia do Ensino Religioso em Ciências da Religião pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Salamanca (Espanha) entre out./14 e out./15. Técnico efetivo da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC). Membro do Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/FURB) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Instituições Escolares de Santa Catarina (GEPHIESC/UFSC). Membro titular do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa (CNRDR/SDH). Tem experiência na área de educação, com ênfase em formação continuada de educadores, diversidade cultural, ensino religioso, interculturalidade, laicidade e direitos humanos.
Professor Dr. Reinaldo Matias Fleuri (UFSC) – Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988), realizou estágios de pós-doutorado na Università degli Studi di Perugia, Itália (1996), na Universidade de São Paulo (2004) e na Universidade Federal Fluminense (2010). É Professor Visitante Nacional Sênior (CAPES) junto ao Instituto Federal Catarinense desde setembro de 2012. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, com vínculo de professor voluntario após sua aposentadoria em 2011. Coordena a rede internacional de pesquisas que se desenvolveu com base no Grupo de Pesquisa – Educação Intercultural e Movimentos Sociais (UFSC/CNPq). Presidiu a Association International pour la Recherche Interculturelle (ARIC) no período de 2007 a 2011. Participa, desde 1992, do Grupo de Trabalho de Educação Popular da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd), tendo sido membro do Comitê Científico desta Associação no período de 2000 a 2002. Faz parte do Instituto Paulo Freire. É pesquisador do CNPq (1C). Tem desenvolvido, coordenado e orientado pesquisas que resultaram em publicações e produções acadêmicas nas áreas de epistemologia, educação popular, interculturalidade, educação inclusiva e formação de educadores.
Professora Dra. Andrea Soares Wuo (FURB) – Professora do quadro funcional da Universidade Regional de Blumenau (FURB), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Foi bolsista recém-doutora PRODOC/CAPES da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase nos seguintes temas: educação inclusiva, diversidade, infância, juventude e educação em direitos humanos.

*Texto e imagem: Divulgação/Furb.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 10 de agosto de 2016, às 19:06 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: