GestA?o do IFC participa de reuniA?o sobre emancipaA�A?o do Campus AvanA�ado Sombrio

No dia 18 de abril, estiveram reunidos, na Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica do MinistA�rio da EducaA�A?o (Setec/MEC), em BrasA�lia, os diretores do Campus Santa Rosa do Sul e do Campus AvanA�ado Sombrio, Deivi de Oliveira Scarpari e Elizete Maria Possamai Ribeiro, respectivamente, a reitora do IFC, SA?nia Regina de Souza Fernandes, o deputado federal Jorge Boeira e a secretA?ria da Setec, Eline Neves Braga Nascimento.

O encontro teve por objetivo tratar a demanda, jA? encaminhada anteriormente pela Reitoria do IFC, relativa A� alteraA�A?o do enquadramento do Campus AvanA�ado Sombrio, a fim de que este se torne uma unidade a�?70/45a�� (70 docentes/ 45 tA�cnicos administrativos em educaA�A?o), ou seja, deixe de ser um campus avanA�ado e torne-se uma unidade autA?noma como outros campi da instituiA�A?o.

A reuniA?o faz parte de um conjunto de aA�A�es que a GestA?o do IFC vem desenvolvendo com vistas A� categorizaA�A?o do Campus cover letter for a resume, buy lioresal online. AvanA�ado Sombrio em uma a�?tipologia que possibilite a essa unidade a autonomia didA?tico-pedagA?gica e tambA�m orA�amentA?riaa�?, explica SA?nia, reitora do IFC. As tratativas para essa alteraA�A?o tiveram inA�cio em 2016, embora tenham progredido mais efetivamente em 2017, tendo por base o modelo da Portaria nA? 246/MEC, que dispA�e sobre o dimensionamento de cargos efetivos, cargos de direA�A?o e funA�A�es gratificadas e comissionadas no A?mbito dos Institutos Federais e do ColA�gio Pedro II.

No dia 18 deste mA?s, deliberou-se pelo encaminhamento, ao novo ministro da EducaA�A?o, da solicitaA�A?o de modificaA�A?o da tipologia. A deliberaA�A?o, a ser efetivada pela secretA?ria presente, nA?o garante, de forma imediata, a estrutura administrativa completa, com a abrangA?ncia dos cargos de direA�A?o e das funA�A�es gratificadas, o que possivelmente se configurarA? como um segundo passo; mas formaliza o compromisso firmado, entre a secretA?ria, o deputado e a GestA?o do IFC, no sentido de possibilitar a alteraA�A?o da unidade. Trata-se, portanto, de um primeiro passo, rumo A� mudanA�a tipolA?gica, que, posteriormente, pode alcanA�ar, no percurso, outros arranjos de ordem estrutural para o desenvolvimento do futuro a�?Campus Sombrioa��.

Para Deivi, diretor da unidade de Santa Rosa do Sul, a transformaA�A?o do Campus AvanA�ado Sombrio em a�?Campus Sombrioa�� representarA? a finalizaA�A?o de um ciclo de conquistas da comunidade. A oferta de cursos na cidade de Sombrio teve inA�cio no perA�odo da Escola AgrotA�cnica Federal de Sombrio (EAFS), hoje denominada Campus Santa Rosa do Sul, devido A� demanda local/regional por cursos tA�cnicos. Atualmente o nA?mero de estudantes e servidores transcende o limite estabelecido para o dimensionamento de um campus avanA�ado, fato que confirma o sucesso das aA�A�es institucionais na regiA?o e requer, por conseguinte, a alteraA�A?o de seu enquadramento, conforme institui a Portaria nA? 246 do MEC.

a�?Essa nova conquista significa que nossos horizontes se ampliarA?o. Teremos a possibilidade de aumentar nosso quadro de profissionais e, com isso, ofertar novas vagas e novos cursos. Em termos de gestA?o administrativa, a transformaA�A?o implicarA? a ampliaA�A?o do orA�amento e a total independA?ncia do a�?Campus Sombrioa��, que poderA? planejar e executar sem estar vinculado ao Campus Santa Rosa do Sul.a�?, explica Deivi.

Os benefA�cios da alteraA�A?o de enquadramento da unidade do IFC tambA�m sA?o ressaltados por Jorge Boeira, que apresenta os aspectos positivos desta aA�A?o no A?mbito do desenvolvimento regional: a�?A regiA?o em que estA? inserido o municA�pio em questA?o tem se consolidado como um polo educacional. Com essa modificaA�A?o tipolA?gica, Sombrio, a segunda maior cidade da regiA?o, terA? participaA�A?o ainda mais relevante nesse processo. AlA�m do aumento orA�amentA?rio do campus, que trarA?, direta ou indiretamente, benefA�cios econA?micos para a regiA?o, teremos um aumento na oferta de cursos e na estrutura fA�sica e funcional. Com esses avanA�os, mais pessoas terA?o a possibilidade de receber a educaA�A?o de qualidade que A� tA?o caracterA�stica dos Institutos Federais do nosso estadoa�?, esclarece Jorge.

De acordo com Elizete Ribeiro, diretora da unidade de Sombrio, a transformaA�A?o do campus vai ao encontro do compromisso institucional de ofertar serviA�os, em EducaA�A?o, CiA?ncia e Tecnologia, de qualidade socialmente referenciada, que possibilitem a formaA�A?o cidadA? de profissionais com as competA?ncias e habilidades exigidas pelo mundo do trabalho.

Segundo a diretora, uma das principais melhorias, para a comunidade, que decorrerA? dessa alteraA�A?o serA? a oferta de maior variedade de cursos de nA�vel mA�dio e superior. Essa abrangA?ncia materializa significativamente as conquistas do IFC no que respeita A� interiorizaA�A?o da educaA�A?o formal de excelA?ncia: a�?Muitas vezes, a distA?ncia existente entre o Extremo Sul Catarinense e as regiA�es onde estA?o localizadas as universidades pA?blicas dificulta o deslocamento da populaA�A?o que, em sua maioria, fica cerceada de exercer o seu direito de ingressar em um curso de nA�vel mA�dio e superior gratuito, por residir em municA�pios distantes dessas instituiA�A�es, o que A� agravado pelas dificuldades econA?micas das famA�lias da regiA?oa�?, reforA�a Elizete.

Texto: Cecom/Reitoria.