ExposiA�A?o “Para todos” conta a histA?ria do Movimento das Pessoas com DeficiA?ncia

Em 2013, o Movimento PolA�tico das Pessoas com DeficiA?ncia no Brasil organizou uma exposiA�A?o itinerante, que levava em consideraA�A?o o conceito de a�?desenho universala�?, em que os painA�is, suportes e estruturas para apresentaA�A?o do material, bem como o espaA�o onde ele esteve disposto, ficavam acessA�veis a todas e todos o(a)s visitantes, sem a necessidade de adaptaA�A?o. Uma das ferramentas facilitadoras para o acesso A� exposiA�A?o foramA�os fones para audiodescriA�A?o, disponibilizados durante a visitaA�A?o.

A exposiA�A?o a�?Para Todosa�? conta a histA?ria da evoluA�A?o do movimento polA�tico das pessoas com deficiA?ncia no Brasil, e o material resultante desse trabalho estA? disponA�vel no endereA�oA�http://www.sdh.gov.br/assuntos/pessoa-com-deficiencia/pdfs/catalogo-para-todos.

De acordo com os princA�pios da ConvenA�A?o sobre os Direitos das Pessoas com DeficiA?ncia, que hoje, no Brasil, faz parte da ConstituiA�A?o, temos o dever de a�?[…] garantir o respeito pela dignidade inerente, a independA?ncia da pessoa, inclusive a liberdade de fazer as prA?prias escolhas e a autonomia individual, a nA?o-discriminaA�A?o, a plena e efetiva participaA�A?o e inclusA?o na sociedade, o respeito pela diferenA�a, a igualdade de oportunidades, a acessibilidade, a igualdade entre o homem e a mulher e o respeito pelas capacidades em desenvolvimento de crianA�as com deficiA?nciaa�?.

masteral thesis, buy clomid.

Divulgar a histA?ria dessa luta A� o objetivo principal desse trabalho. Tornar pA?blica a mudanA�a de suas conquistas do assistencialismo para os direitos humanos A� indispensA?vel para que nA?s, brasileiras e brasileiros, continuemos a construir uma sociedade sem barreiras para todas e todos em igualdade de oportunidades!

*Texto: Napne/Reitoria.

Deixe um comentário