Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Exposição “Para todos” conta a história do Movimento das Pessoas com Deficiência

Em 2013, o Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil organizou uma exposição itinerante, que levava em consideração o conceito de “desenho universal”, em que os painéis, suportes e estruturas para apresentação do material, bem como o espaço onde ele esteve disposto, ficavam acessíveis a todas e todos o(a)s visitantes, sem a necessidade de adaptação. Uma das ferramentas facilitadoras para o acesso à exposição foram os fones para audiodescrição, disponibilizados durante a visitação.

A exposição “Para Todos” conta a história da evolução do movimento político das pessoas com deficiência no Brasil, e o material resultante desse trabalho está disponível no endereço http://www.sdh.gov.br/assuntos/pessoa-com-deficiencia/pdfs/catalogo-para-todos.

De acordo com os princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que hoje, no Brasil, faz parte da Constituição, temos o dever de “[…] garantir o respeito pela dignidade inerente, a independência da pessoa, inclusive a liberdade de fazer as próprias escolhas e a autonomia individual, a não-discriminação, a plena e efetiva participação e inclusão na sociedade, o respeito pela diferença, a igualdade de oportunidades, a acessibilidade, a igualdade entre o homem e a mulher e o respeito pelas capacidades em desenvolvimento de crianças com deficiência”.

Divulgar a história dessa luta é o objetivo principal desse trabalho. Tornar pública a mudança de suas conquistas do assistencialismo para os direitos humanos é indispensável para que nós, brasileiras e brasileiros, continuemos a construir uma sociedade sem barreiras para todas e todos em igualdade de oportunidades!

*Texto: Napne/Reitoria.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 20 de julho de 2016, às 17:40 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: