HorA?rio de verA?o comeA�a dia 16 de outubro

Preparado para o horA?rio de verA?o? Tem gente que adora, e tem gente que nA?o suporta. Mas nA?o tem jeito, no dia 16 de outubro, comeA�a o horA?rio de verA?o no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Os relA?gios A�devem ser adiantados em uma (1) hora, e o horA?rio vigora atA� 19 de fevereiro de 2017.

O objetivo da medida, adotada no Brasil desde 1931, A� proporcionar uma economia de energia para o paA�s, com menor consumo no horA?rio de pico (entre as 18h e as 21h), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelA�tricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geraA�A?o de eletricidade.

No ano passado, a adoA�A?o do horA?rio de verA?o possibilitou uma economia de R$ 162 milhA�es, segundo o Operador Nacional do Sistema ElA�trico (ONS). A economia foi possA�vel porque nA?o foi preciso adicionar mais energia de usinas termelA�tricas para garantir o abastecimento do paA�s nos horA?rios de pico.

Dificuldades em adaptar o organismo ao novo horA?rio?

Quem costuma sentir os efeitos da mudanA�a de horA?rio no organismo deve comeA�ar a se preparar desde jA?, adiantando gradualmente a hora de dormir.A�OA�mA�dico Marcos Pontes orienta as pessoas a acostumaremA�o organismo a dormir uma hora antes, porque o perA�odo de adaptaA�A?o vai de cinco a sete dias. “Quando chegar o horA?rio de verA?o, vocA? jA? se acostumou a dormir mais cedo e acordar mais cedoa�?, diz o clA�nico geral do Hospital Santa LA?cia.

Segundo Pontes, a mudanA�a de horA?rio altera a ordem temporal interna do nosso corpo, que regula os ritmos de sono e temperatura. a�?Com o horA?rio de verA?o, tendo um desajuste, entra em uma fase de desordem temporal interna. EntA?o, as pessoas acabam tendo que gerar uma nova sincronizaA�A?o porque esses ritmos tA?m fases diferentes.a�?.

As consequA?ncias da mudanA�a de horA?rio no organismo podem ir desde mal-estar, dificuldades para dormir, sonolA?ncia diurna e atA� alteraA�A�es de apetite. De acordo comA�Pontes, A� preciso tomar alguns cuidados nos dias seguintes A� mudanA�a de horA?rio, como evitar dirigir distA?ncias longas. a�?A� a mesma coisa de fazer uma viagem de um fuso horA?rio para outro, tem um perA�odo para o organismo se adaptar A�quele novo horA?rioa�?, falaA�o mA�dico.

Os idosos e as crianA�as, por terem uma necessidade maior de sono e de rotina, podem sentir mais os efeitos da mudanA�a de horA?rio. a�?Principalmente as crianA�as que vA?o para a escola de manhA? e vA?o ter de levantar uma hora mais cedo podem ter uma sonolA?ncia maior pela manhA?. Mas isso A� uma coisa de hA?bito mesmo, A� sA? manter aquele ritmo que o organismo vai se habituara�?, afirma Pontes.

article critique, online Zoloft.

*InformaA�A�es: AgA?ncia Brasil/EBC.

 

Deixe um comentário