I Campeonato de Casemod acontece no IFC Araquari

No início de dezembro, aconteceu o 1º Campeonato de Casemod do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari. “Casemod” significa a modificação do gabinete de um computador, o termo é originário da língua inglesa, formado pela junção de “case” (que significa caixa, gabinete) e “mod” (a forma reduzida, abreviada, de modification).

Os casemods estiveram disponíveis no Bloco A para a visita do público em geral, no espaço da antiga cantina do campus, onde houve muita participação de estudantes e servidores, principalmente pela curiosidade que a exposição despertava. Alguns deles possuíam design diferenciado, outros ofereciam jogos para distração do público, luzes ou formatos que despertaram a atenção de quem passava.

O objetivo principal deste campeonato foi aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Hardware e Sistemas Operacionais, ministrada pelo professor e orientador dos trabalhos, Emerson Cidral, para os segundos anos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Os estudantes dedicaram-se a montar um computador deste a primeira etapa, dando a ele características únicas, instalando e configurando programas para o dia da exibição ao público.

O campeonato teve a participação de 11 projetos que concorreram entre si pelas quatro primeiras colocações, as quais garantiram um prêmio simbólico, que será entregue na volta as aulas, em 2018.

Confira nas imagens os vencedores, que, após a avaliação de 10 jurados, foram:

• 1° lugar – Ms. Pacman – 26 pontos
  • 2° lugar – Case Pirâmide – 23 pontos
  • 3° lugar – Case Violão – 20 pontos
  • 4° lugar – Fúria na Estrada – 14 pontos

Texto: Emerson Cidral (adaptado por Cecom/Araquari).
Imagens: Cecom/Araquari.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 20 de dezembro de 2017, às 14:56 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).