I Fepex do IFC Campus Fraiburgo

banner_fepex

O IFC – Campus Fraiburgo realiza, nos dias 07 e 08 de outubro, a 1ª Feira de Ensino, Pesquisa e Extensão (Fepex). O evento visa consolidar o espaço de pesquisa científica multidisciplinar no ensino médio técnico e na pós-graduação da instituição, estimulando a formação de futuros pesquisadores, bem como socializar e fomentar a integração do conhecimento adquirido nas atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus.

Para mais detalhes sobre o evento, acesse http://eventos.fraiburgo.ifc.edu.br/evento/FEPEX.

Confira a programação

07/10/2016 (sexta-feira)
9h: Abertura

10h e 11h45min; 13h e 17h; e 18h30min e 22h: Exposição de banners

14h30min e 17h30min e 19h e 22h: Apresentações orais dos projetos

08/10/2016 (sábado)

9h até 12h: Exposição de banners

Durante a abertura, Marluse Castro Maciel lançará o livro Tupanciretã: Deus passou por aqui. A obra é resultado da sua pesquisa de doutorado, que foi abordada pela revista Isto é no ano de 2015. O livro trata das relações dos evangélicos e católicos com movimentos sociais de luta pela terra. A autora revisita obras da sociologia clássica com intuito de desmistificar visões de senso comum em relação aos movimentos sociais e às religiões. Essas abordagens fazem com que este seja um dos poucos livros do gênero no Brasil. Um exemplar foi doado para a Biblioteca do IFC – Campus Fraiburgo e, em breve, será disponibilizado também para o Campus Avançado Abelardo Luz.

Ainda, durante a abertura, será lançado o livro Os índios Xokleng em Santa Catarina: uma abordagem a partir da relação pesquisa, ensino e extensão no Instituto Federal Catarinense, de autoria do professor Ivan Carlos Serpa. A obra expõe resultados de um projeto interdisciplinar realizado com alunos de ensino médio integrado do IFC – Campus Fraiburgo em 2015. O tema inédito enfoca a participação dos índios Xokleng na Guerra do Contestado, especialmente em Taquaruçu, comunidade rural do atual município de Fraiburgo, no Meio Oeste Catarinense. A construção da obra envolveu a participação de professores e alunos do IFC – Campus Fraiburgo, a partir da realização de um projeto interdisciplinar na área de Humanas, envolvendo ensino, pesquisa e extensão sobre a história local.

*Texto e imagem: Divulgação/Fraiburgo.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 5 de outubro de 2016, às 22:29 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).