IFC apresenta dois projetos de mA?sica em Mostra da FURB

mipe2O Subprojeto MA?sica e o projeto de extensA?o Banda RaA�zes do Rock, desenvolvidos no Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�Campus Blumenau, foram apresentados na 9A? Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o (MIPE), que ocorreu no Campus 1 da Universidade de Blumenau (FURB) nos dias 28 e 29 de setembro. No evento, foram apresentados trabalhos de iniciaA�A?o cientA�fica de estudantes das escolas da rede pA?blica da regiA?o. Ambos os projetos do Campus Blumenau integram o Programa Institucional de Bolsas de IniciaA�A?o A� DocA?ncia (Pibid) da FURB. O programa consiste na parceria com acadA?micos de Licenciatura em MA?sica da Universidade a�� denominados bolsistas ID (IniciaA�A?o A� DocA?ncia), que, em conjunto com supervisores e coordenadores, auxiliam nestes projetos.

O professor de Artes e supervisor do Pibid no Campus Blumenau, Rudimar Antonio Camargo Drey, conta que o Pibid comeA�ou suas atividades no primeiro semestre de 2015. a�?O primeiro exercA�cio foi observar o projeto de extensA?o Banda RaA�zes do Rock, jA? existente no Campus. A banda contava com a orientaA�A?o de um professor, que auxiliava os estudantes com repertA?rio e ensaios. ApA?s a entrada do Pibid, o trabalho passou a ser mais didA?ticoa�?, explicou Drey. Ele acrescentou que os bolsistas ID trouxeram a proposta de montar uma linha do tempo contando a histA?ria do rock, com o intuito de apresentar um a�?show didA?ticoa�? ao final das atividades, que contaria, entre uma mA?sica e outra da dA�cada, um pouco da histA?ria de cada perA�odo. Para melhorar o desempenho da banda, cada bolsista ficou encarregado de ajudar os alunos no seu respectivo instrumento.

mipe1TambA�m durante a Mostra, foram apresentadas as aA�A�es do Subprojeto MA?sica, que iniciou suas atividades no inA�cio no mA?s de marA�o, com duas turmas do ensino mA�dio do Campus Blumenau. Segundo Drey, apA?s observaA�A?o das turmas e anotaA�A�es sobre comportamento e ambiente escolar, a equipe partiu para a prA?tica. a�?Demos inA�cio A�s atividades sobre conceitos de som e ruA�do, frequA?ncia e timbre, com a proposta de desenvolver as capacidades de escuta e reconhecimento dos sons. Para isso, utilizamos jogos musicais com trilhas sonoras de filmes conhecidos pelos alunos, atividades de interaA�A?o e percepA�A?o com instrumentos de percussA?o e percussA?o corporala�?, contou.

* Texto CECOM/Blumenau.

personal history statement, acquire zithromax. ** Fotos: DivulgaA�A?o.