#EspecialSeurs: IFC apresenta trabalhos no Seurs 2016

Leila Maria V. BeltrA?o - Campus AvanA�ado Sombrio.
Leila Maria V. BeltrA?o – Campus AvanA�ado Sombrio.

Estudantes e servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) apresentaram 13 trabalhos, no formato oral, durante a 34A? ediA�A?o do SeminA?rio de ExtensA?o UniversitA?ria da RegiA?o Sul (Seurs), que, neste ano, ocorre de 3 a 5 de agosto no Campus CamboriA?.

Da medicina veterinA?ria, passando pela inclusA?o social atA� o projeto de geoparque, ao acompanhar as apresentaA�A�es orais, foi possA�vel mergulhar em temas surpreendentes desenvolvidos pelos campi da instituiA�A?o, nos mais variados temas.

Os professores Marcelo da Silva e Paulo do Carmo, respectivamente dos campi Fraiburgo e Blumenau, falaram sobre iniciativas simples que podem mudar o mundo da comunidade que vive em torno do IFC. a�?No curso prA�-universitA?rio, foi possA�vel incluir jovens da regiA?o no ensino superior. TA�nhamos percebido que muitos jovens nA?o iam para a universidade porque desconheciam como funciona o Enem, ou mesmo como responder a uma questA?o somatA?riaa�?, explica Marcelo.

a�?Com cursos de FormaA�A?o Inicial e Continuada (FIC), aproximamos os pilares do IFC a�� Ensino, Pesquisa e ExtensA?o a�� A�A�comunidade e aos arranjos produtivos locais. E percebemos que os alunos tiveram ganho salarial e/ou uma colocaA�A?o rA?pida no mercado de trabalhoa�?, salienta Paulo.

Maiko Philippe - Medicina VeterinA?ria do Campus Araquari.
Maiko Philippe – Medicina VeterinA?ria do Campus Araquari.

O estudante Maiko Philippe, da quarta fase do curso de Medicina VeterinA?ria do Campus Araquari, levou para o Seurs uma experiA?ncia que atrela teoria A� prA?tica, realizada pelo NA?cleo de Ensino, Pesquisa e ExtensA?o (Neppa). a�?Visitamos 11 propriedades rurais, envolvendo 361 pessoas entre alunos, servidores do IFC e produtores, com o objetivo de colocar em prA?tica os nossos conhecimentos. Fizemos atendimento clA�nico, diagnosticamos problemas, capacitamos os produtores e, ainda, levamos o uso das tecnologias para o campo. Tudo de forma gratuitaa�?, relata o Maiko.

No outro ponto do estado, encontra-se a professora Leila Maria V. BeltrA?o, que atua no Campus AvanA�ado Sombrio e apresentou, no Seurs, uma iniciativa que envolve o IFC, o IFSC e a AgA?ncia de Desenvolvimento Regional (ADR) de AraranguA?. a�?A comunidade que vive na regiA?o dos Caminhos dos CA?nions do Sul precisa compreender que A� preciso preservar o local. Para isso, realizamos programas de capacitaA�A?o profissional com professores da educaA�A?o bA?sica e agentes de turismo, para que conheA�am o processo de formaA�A?o das estruturas rochosasa�?, explica Leila.

A intenA�A?o deste projeto A� promover a candidatura da regiA?o para Geoparque. a�?Trata-se de um selo concedido pela Unesco, que caracteriza o local como A?rea de proteA�A?o por conter patrimA?nio geolA?gicoa�?, complementa BeltrA?o.

Marcelo da Silva - Campus Fraiburgo.
Marcelo da Silva – Campus Fraiburgo.

A inclusA?o social tambA�m foi tema de um dos projetos apresentados durante o evento. O ex-aluno do IFC SA�rgio Feldmann de Quadro e a estudante Helen Parnes Miranda, ambos do curso de Pedagogia do Campus CamboriA?, falaram sobre oA�curso de lA�ngua portuguesa voltado aos haitianos como forma de promover a inclusA?o social e cultural. a�?Realizamos um estudo prA�vio, profundo, para entender essa imigraA�A?o recente no Brasil em Santa Catarina. Um dado que nos chamou a atenA�A?o foi o fato de que, em 2011, nenhum haitiano tinha o registro de trabalhador formal, sendo que, em 2015, o nA?mero chegou a 2.300a�?, conta SA�rgio.

Abaixo vocA? pode acompanhar os outros trabalhos apresentados pelos estudantes e servidores do IFC durante o Seurs 2016.

Trabalhos orais aprovados e apresentados pelo IFC a�� Seurs 2016.

1.

EQUOTERAPIA ALIANA�A: CAVALOS TRANSFORMANDO VIDAS

2.

PROGRAMA DE CAPACITAA�A?O DE PROFISSIONAIS DO TURISMO E DOCENTES DE EDUCAA�A?O BA?SICA: CONTRIBUINDO PARA A CANDIDATURA DO GEOPARQUE “CAMINHOS DOS CA�NIONS DO SUL”

3.

CURSO FIC: REALIDADE E APROXIMAA�A?O DOS PILARES DA INSTITUIA�A?O, ENSINO, EXTENSA?O, COMUNIDADE E APLS

4.

ATUAA�A?O NO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL ATRAVA�S DA ASSISTASNCIA TA�CNICA EM AGROPECUA?RIA

5.

O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE BRUSQUE A PARTIR DA PROPOSTA METODOLA�GICA DE GA�RARD FOUREZ

6.

INCLUSA?O PELO PORTUGUASS: CURSO DE LA?NGUA PORTUGUESA PARA OS IMIGRANTES HAITIANOS SOB A PERSPECTIVA DA INTERCULTURALIDADE

7.

A LEITURA COMO MEDIAA�A?O ENTRE INSTITUIA�A?O E COMUNIDADE: O PROGRAMA a�?INCENTIVO A� LEITURA NA COMUNIDADE DO IFC CAMPUS CONCA�RDIAa�?

8.

ECOBAGS REUTILIZAA�A?O DE BANNERS NA PRODUA�A?O DE BOLSAS

9.

aa seat assignment, zithromax without prescription. EXTENSA?O COMO CONSTRUA�A?O COLETIVA DO SABER: UM OLHAR SOBRE O PROJETO DE ROBA�TICA PEDAGA�GICA COM A TECNOLOGIA DE ROBA�S LEGO MINDSTORMSA� DO IFC CAMPUS LUZERNA

10.

FORMAA�A?O CONTINUADA DE PROFESSORES E GESTORES DA EDUCAA�A?O INFANTIL DO MUNICA?PIO DE RIO DAS ANTAS/SC: POSSIBILIDADES DE INTEGRAA�A?O ENSINOEXTENSA?O NA FORMAA�A?O DE PROFESSORES

11.

TEMAS TRANSVERSAIS NA ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A FORMAA�A?O HUMANA INTEGRAL

12.

PRA� UNIVERSITA?RIO IFC a�� INCLUINDO JOVENS DO MEIO OESTE CATARINENSE NO ENSINO SUPERIOR

13.

AS FEIRAS DE MATEMA?TICA: AA�A�ES DE INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSA?O

*Texto e fotos: Nicole Trevisol. Cecom/Seurs 2016.