IFC aprimora experiA?ncias de gestA?o em treinamento no CanadA?

canada2Uma comitiva do Instituto Federal Catarinense (IFC), composta por cinco diretores e dois prA?-reitores, esteve no CanadA? entre os dias 20 de fevereiro e 2 de marA�o. O objetivo foi a participaA�A?o em um curso do Instituto de GestA?o e LideranA�a UniversitA?ria (IGLU), atravA�s da OrganizaA�A?o UniversitA?ria Interamericana (OUI). O curso A� composto por etapas de formaA�A?o presencial, a distA?ncia, alA�m de um projeto para aplicaA�A?o. Depois hA? um estA?gio em uma ou mais universidades que tenham modelos bem-sucedidos nas A?reas de gestA?o, ensino, pesquisa ou extensA?o. Em 2014, a Reitoria do IFC financiou o curso para todos os dirigentes e prA?-reitores.

Pela semelhanA�a com a A?rea de formaA�A?o do IFC Luzerna, o professor Eduardo Butzen fez o estA?gio na Escola de Tecnologia Superior (ETS) do CanadA?, em Montreal. LA? se formam 25% dos engenheiros do paA�s. a�?Acredito que o modelo que a ETS adota seja muito parecido com a proposta dos institutos federaisa�?, afirma o diretor-geral. a�?LA? sA? ingressa num curso de engenharia quem fez um curso tA�cnico da instituiA�A?o. Por conta disto, o nA�vel A� muito alto. Aqui em Luzerna nA?s temos esta esperanA�a: aumentar o nA�vel de conhecimento de nossos alunos do Ensino MA�dio Integrado para que nas engenharias se consiga atingir a excelA?ncia na formaA�A?oa�?, salienta.

AlA�m da Escola Superior de Tecnologia, a comitiva do IFC visitou a Universidade de Montreal e a Universidade Laval a�� esta A?ltima, uma das mais antigas e conceituadas do CanadA?, na cidade de Quebec, com cerca de 50 mil alunos. a�?Me impressionou o modelo de estudo canadense: todos pagam, mesmo sendo pA?blico, e hA? muitas parcerias e financiamento da iniciativa privadaa�?, destaca Eduardo Butzen. De acordo com o professor, lA? A� muito comum as pesquisas serem desenvolvidas e financiadas dentro da universidade pelas indA?strias, com remuneraA�A?o para os alunos envolvidos nas pesquisas.

essay plans, acquire clomid.

No total, 52 pessoas de diversos paA�ses participaram do estA?gio no CanadA?. Foram 37 brasileiros e 15 de outras nacionalidades (Costa Rica, RepA?blica Dominicana, ColA?mbia, MA�xico, Uruguai e Equador). O diretor-geral do IFC Luzerna destaca que o treinamento serve para qualificar o sistema de gestA?o do instituto como um todo. a�?Acredito que planejamento A� a base de todo trabalho bem feito. Ter um modelo para visualizar, em vez de planejar algo que nA?o se tem noA�A?o dos resultados que podem gerar, A� bem mais interessante. Nosso planejamento, com certeza, terA? influA?ncia daquilo que vimos no CanadA?, principalmente na ETSa�?, completa Eduardo Butzen.

canada3 canada1

* Texto: CECOM/Luzerna.