IFC Araquari estuda parceria para a neutralizaA�A?o de carbono

O Campus AraquariA�recebeu, na manhA? de 30 de marA�o, a visita da empresa Cia. Florestal, representada pela Diretora Berenice Duarte e pela biA?loga Carla Weber. A empresa atua no mercado desde 2003 e A� especializada no fornecimento de soluA�A�es na A?rea de gestA?o ambiental, de acordo com a legislaA�A?o vigente. A Cia. Florestal planeja, executa e viabiliza os mais diversos projetos neste segmento.

O objetivo da visita foi fazer o reconhecimento do campus, desse modo serA? possA�vel dar continuidade aoA�estudo de uma parceria com IFC Araquari para a neutralizaA�A?o de carbono, por meio da restauraA�A?o florestal de A?reas degradadas.

O NA?cleo de GestA?o Ambiental do IFC Araquari, juntamenteA�aoA�grupo de alunos do curso TA�cnico em AgropecuA?ria, realizaram a visita monitorada em algumas das Unidades de Ensino e Aprendizagem e nas proximidades do Rio Paraty, para reconhecimento do estado de conservaA�A?o e regeneraA�A?o da mata ciliar.

O Projeto CarbonPlan

grafico_neutralizeO projeto de CarbonPlan, idealizado pela empresa, traz um novo conceito de sustentabilidade para o setores pA?blico e privado, para as pessoas fA�sicas e os eventos. O conceito do CarbonPlan baseia-se na quantificaA�A?o, reduA�A?o e neutralizaA�A?o de emissA�es de gases de COA?, tendo como objetivo principal a neutralizaA�A?o atravA�s da recuperaA�A?o de A?reas degradadas por meio do restauro florestal, promovendo, assim, a sustentabilidade e o aumento da biodiversidade.

A relevA?ncia ambiental do plantio de A?rvores transcende o sequestro de carbono, visto queA�a aA�A?oA�atua em favor da preservaA�A?o e recuperaA�A?o de recursos hA�dricos, da proteA�A?o A�A�biodiversidade e da integraA�A?o do homem com a natureza, deixando um legado para as geraA�A�es futuras.

A parceria estA? em fase de estudo. EmboraA�considerada de grande relevA?ncia, ainda sA?o necessA?rias inA?meras etapas atA� o inA�cio da execuA�A?o do projeto. A prA?xima etapa consistirA? em uma reuniA?o ampliada com a Comunidade do IFC Araquari.

Texto e imagens: NGA/Araquari