IFC Araquari estuda parceria para a neutralização de carbono

O Campus Araquari recebeu, na manhã de 30 de março, a visita da empresa Cia. Florestal, representada pela Diretora Berenice Duarte e pela bióloga Carla Weber. A empresa atua no mercado desde 2003 e é especializada no fornecimento de soluções na área de gestão ambiental, de acordo com a legislação vigente. A Cia. Florestal planeja, executa e viabiliza os mais diversos projetos neste segmento.

O objetivo da visita foi fazer o reconhecimento do campus, desse modo será possível dar continuidade ao estudo de uma parceria com IFC Araquari para a neutralização de carbono, por meio da restauração florestal de áreas degradadas.

O Núcleo de Gestão Ambiental do IFC Araquari, juntamente ao grupo de alunos do curso Técnico em Agropecuária, realizaram a visita monitorada em algumas das Unidades de Ensino e Aprendizagem e nas proximidades do Rio Paraty, para reconhecimento do estado de conservação e regeneração da mata ciliar.

O Projeto CarbonPlan

grafico_neutralizeO projeto de CarbonPlan, idealizado pela empresa, traz um novo conceito de sustentabilidade para o setores público e privado, para as pessoas físicas e os eventos. O conceito do CarbonPlan baseia-se na quantificação, redução e neutralização de emissões de gases de CO², tendo como objetivo principal a neutralização através da recuperação de áreas degradadas por meio do restauro florestal, promovendo, assim, a sustentabilidade e o aumento da biodiversidade.

A relevância ambiental do plantio de árvores transcende o sequestro de carbono, visto que a ação atua em favor da preservação e recuperação de recursos hídricos, da proteção à biodiversidade e da integração do homem com a natureza, deixando um legado para as gerações futuras.

A parceria está em fase de estudo. Embora considerada de grande relevância, ainda são necessárias inúmeras etapas até o início da execução do projeto. A próxima etapa consistirá em uma reunião ampliada com a Comunidade do IFC Araquari.

Texto e imagens: NGA/Araquari

Esta notícia foi editada na terça-feira, 5 de abril de 2016, às 18:38 por Nicole Trevisol.