Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

IFC Araquari treina brigada de socorristas

brigadista6jpgCom a expansão do campus e o significativo aumento de estudantes e servidores dentro do IFC Araquari, sentiu-se a necessidade de uma equipe treinada para o correto atendimento, em momentos de urgência ou emergência, de situações de risco, como incêndios, e também relacionadas à saúde, como fraturas e desmaios, daqueles que frequentam a instituição.

Para atender a essa carência, nos dias 16 e 17 de novembro, foram treinados, pela Fênix Capacitação, 17 servidores do IFC Araquari. Foram 20 horas de treinamento, intercalando a teoria e a prática, para que fossem aprendidas as melhores técnicas de primeiros socorros, caso haja a necessidade de aplicação destas dentro da instituição. Muitos conceitos foram explorados em sala de aula, a fim de que o brigadista possuísse a noção teórica e tivesse a segurança de executar o procedimento correto em situações reais.

Os conceitos explorados na primeira manhã de curso se relacionavam a incêndios, fogo e a como reagir em cada situação, além de modos de prevenção de possíveis eventualidades, que gerem risco àqueles que frequentam ou trabalham na instituição. As aulas práticas do primeiro dia envolveram incêndios, utilização de mangueiras de água e extintores, por exemplo, e foram ministradas pelo Bombeiro Militar Thiago Rodrigues dos Santos.

No segundo dia de aula, a prática foi ligada ao atendimento inicial de situações como desmaios, fraturas, luxações e paradas cardiorrespiratórias. Sob a orientação do Bombeiro Militar Leando Debona, ocorreu, em frente ao Bloco D, uma simulação de acidente, na qual os servidores do IFC que estavam em treinamento precisaram atender à situação que encontraram, com simulação de cortes, fraturas, perda de consciência e sangue fictício.

Este treinamento é muito importante para o atendimento inicial de diversas situações dentro da instituição em eventos, durante as aulas ou mesmo no dia a dia de trabalho dos servidores. Há ainda muito a se aperfeiçoar, mas o trabalho inicial de conscientização e primeiros socorros está sendo fortificado, estimulado principalmente pela direção do campus e pelo setor de engenharia, visando ao melhor atendimento de todos aqueles que frequentam o IFC Araquari.

* Texto e fotos: CECOM/Araquari.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 24 de novembro de 2015, às 20:41 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: