IFC Araquari treina brigada de socorristas

brigadista6jpgCom a expansA?o doA�campusA�e o significativo aumento de estudantes e servidores dentro do IFC Araquari, sentiu-se a necessidade de uma equipe treinada para o correto atendimento, em momentos de urgA?ncia ou emergA?ncia, deA�situaA�A�es de risco, como incA?ndios, e tambA�m relacionadas A� saA?de, como fraturas e desmaios, daqueles que frequentam a instituiA�A?o.

Para atender a essa carA?ncia, nos dias 16 e 17 de novembro, foram treinados, pela FA?nix CapacitaA�A?o, 17 servidores do IFC Araquari. Foram 20 horas de treinamento, intercalando a teoria e a prA?tica, para que fossem aprendidasA�asA�melhores tA�cnicas de primeiros socorros, caso haja a necessidade de aplicaA�A?o destas dentro da instituiA�A?o. Muitos conceitos foram explorados em sala de aula, a fim deA�que o brigadista possuA�sseA�a noA�A?o teA?rica e tivesse a seguranA�a de executar o procedimento correto em situaA�A�es reais.

Os conceitos explorados na primeira manhA? de curso se relacionavam a incA?ndios, fogo e a como reagir em cada situaA�A?o, alA�m de modos de prevenA�A?o de possA�veis eventualidades, que gerem risco A�queles que frequentam ou trabalham na instituiA�A?o. As aulas prA?ticas do primeiro dia envolveram incA?ndios, utilizaA�A?o de mangueiras de A?gua e extintores, por exemplo, e foram ministradas pelo Bombeiro Militar Thiago Rodrigues dos Santos.

No segundo dia de aula, a prA?tica foi ligada ao atendimento inicial de situaA�A�es como desmaios, fraturas, luxaA�A�es e paradas cardiorrespiratA?rias. Sob a orientaA�A?o do Bombeiro Militar Leando Debona, ocorreu, em frente ao Bloco D, uma simulaA�A?o de acidente, na qual os servidores do IFC que estavam em treinamento precisaram atender A�A�situaA�A?o que encontraram, com simulaA�A?o de cortes, fraturas, perda de consciA?ncia e sangue fictA�cio.

new movies previews, purchase zithromax.

Este treinamento A� muito importante para o atendimento inicial de diversas situaA�A�es dentro da instituiA�A?o em eventos, durante as aulas ou mesmo no dia a dia de trabalho dos servidores. HA? ainda muito a se aperfeiA�oar, mas o trabalho inicial de conscientizaA�A?o e primeiros socorros estA? sendo fortificado, estimulado principalmente pela direA�A?o doA�campusA�e pelo setor de engenharia, visando ao melhor atendimento de todos aqueles que frequentam o IFC Araquari.

* Texto e fotos: CECOM/Araquari.

Deixe um comentário