IFC Araquari e Videira comemoram anos de fundação

5 anos-videira2Com apenas cinco anos de fundação o IFC Videira pode ser comparado a uma criança prodígio. É novato, mas coleciona conquistas de gente grande. São tantas medalhas, troféus e premiações nacionais acumuladas em cinco anos que listá-las uma a uma é quase impossível. O IFC não é grandioso apenas em prêmios e competições. Sua estrutura física e humana não deixa dúvidas: ele veio para ficar. Com raízes cada vez mais fixas a instituição já colhe os frutos do trabalho feito em prol da Educação pública e do desenvolvimento humano e social.

Entre os que já passaram por aqui, servidores ou alunos, a saudade é um sentimento sempre presente. Seja das aulas, dos amigos aqui conquistados ou mesmo da vista encantadora do lago, todos guardam boas lembranças e sempre que podem visitam o Câmpus.

Alguns retornam para uma visita rápida, outros voltam a estudar. É o caso do estudante Arthur Abitante, que concluiu o Ensino Médio integrado em Informática em 2014 e este ano volta para o IFC cursar Ciência da Computação. “Eu gosto do IFC porque é uma escola bem diferente das outras. Foi essa diferença que me fez voltar, pois além de ter um curso que eu quero tem um nível Linha do tempo

Fundado em 1º de fevereiro de 2010, o IFC em Videira conta hoje com cerca de 1000 alunos em dez cursos, sendo quatro na modalidade subsequente, três na modalidade integrado ao Ensino Médio, dois superiores e uma especialização.

5 anos-videira4 5 anos-videira1 5 anos-videira3

araquari-foto-2O IFC Câmpus Araquari comemorou, no dia 26/02/2015, o seus 61 anos de história, muito sucesso e grandes profissionais formados pela instituição. São mais de seis décadas formando profissionais em diversas áreas do saber, que acompanham a evolução tecnológica mundial. Essa história começou com um acordo celebrado entre a União e o Estado de Santa Catarina, no ano de 1954. Este acordo criou o Colégio Agrícola de Araquari (atual IFC Araquari), um dos pioneiros do estado a oferecer educação de qualidade através do Estado, com profissionais especializados em agropecuária.

Toda a tradição deste colégio agrícola passou, no ano de 2008, a integrar o Instituto Federal Catarinense. Uma nova realidade foi criada a partir disso, mais cursos, mais estrutura e professores ainda mais capacitados. Isso significa uma nova realidade para os jovens, maiores possibilidades de formação pública, gratuita e de qualidade.

Hoje, o IFC Araquari busca responder às demandas crescentes do mercado, com a formação de recursos humanos e a difusão de conhecimentos científicos através de 4 cursos de nível superior (Bacharelado Medicina Veterinária, Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Química, Licenciatura em Ciências Agrícolas), três cursos de Ensino Técnico integrados ao Ensino Médio (Agropecuária, Informática e Química),  um Curso Técnico Subsequente (Agrimensura) e uma especialização (Aquicultura).

Que esta história de crescimento e tradição, com educação de qualidade, continue a prosperar e oferecer oportunidades para milhares de jovens. São 61 anos de história que representam a evolução da educação brasileira, dia a dia elevando seus padrões para formar profissionais especializados em diferentes áreas do conhecimento.

araquari-foto-1 araquari-foto-3

* Texto e fotos: CECOMs/ Araquari e Videira.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 18 de março de 2015, às 14:26 por Nicole Trevisol.