IFC auxilia articulação de Associação de Surdos na região do Alto Vale do Itajaí

O Campus Rio do Sul sediou, no dia 26/11, uma reunião com o objetivo de articular a criação de uma Associação de Surdos para a região do Alto Vale do Itajaí. O encontro é o segundo neste sentido; o primeiro foi realizado em outubro, também no IFC, e teve a participação de mais de 50 pessoas.

Articulada pela professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Marinês Gonçalves e a intérprete Dominique Martins (representando o Núcleo de Libras do Campus), em parceria com o professor surdo Vilmar Kulkamp, instrutor de Libras da Escola de Educação Básica Paulo Zimmermann, a reunião contou ainda com a participação da comunidade surda da região, da secretária municipal de Assistência  e Desenvolvimento Social, Danielle Radke, e do presidente da Associação de Apoio aos Surdos de Joinville e Região (AASJLLE), Tiago Antônio Fagundes de Oliveira.

“O objetivo da Associação é melhorar a acessibilidade de comunicação para os surdos em todos os espaços da região”, explica Dominique. “Atualmente, é difícil garantir até mesmo o que é previsto em lei; faltam tradutores intérpretes em hospitais e postos de saúde, por exemplo. Uma das funções da associação seria, então, providenciar a capacitação e alocação destes profissionais”, diz. “Durante os encontros, conhecemos histórias recorrentes sobre as dificuldades que os surdos enfrentam em situações do dia-a-dia: para conseguir emprego (ou, quando conseguem, para atuar em seus locais de trabalho), para fazer aulas de direção ou até mesmo para obter ajuda psicológica”, acrescenta a professora Marinês.

De acordo com a intérprete, este segundo encontro foi para obter esclarecimentos com o poder público sobre o que é necessário para se criar uma associação dessa natureza. “Na nossa primeira reunião, em outubro, nos reunimos para entender melhor, coletivamente, como funcionaria a associação e quais benefícios ela traria para os surdos”. No próximo dia 6, o grupo se reúne novamente para criar o estatuto da Associação.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomas Müller
Imagem: Divulgação/Janete Alves