IFC Brusque realiza projeto “Xadrez na EducaA�A?o” com alunos da Apae

xadrez-apae-brusque1O Instituto Federal Catarinense (IFC) estA? a cada dia mais inserido na sociedade catarinense. Gradativamente, projetos de ensino, pesquisa e extensA?o comeA�am a transformar a realidade social de locais em que existem campi da instituiA�A?o instalados. Em Brusque, uma parceria entre o campus e a AssociaA�A?o de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) visa tornar a prA?tica do xadrez uma atividade saudA?vel de interaA�A?o e socializaA�A?o.

A Oficina de Xadrez acontece nas quartas-feiras, em perA�odo integral, e atende 20 estudantes. Segundo o coordenador do projeto e professor de EducaA�A?o FA�sica do IFC, Alan Pimentel, essa A� a primeira experiA?ncia dele, como profissional, a ser realizada com alunos com necessidades especA�ficas.

a�?Tem sido um grande prazer, pois observamos a evoluA�A?o diA?ria, a descoberta da movimentaA�A?o das peA�as e a elaboraA�A?o uma nova jogadaa�?, diz, ele. O xadrez tem se mostrado uma maneira eficaz na formaA�A?o motora dos praticantes, contribuindo com o aperfeiA�oamento da atenA�A?o e concentraA�A?o.

A prA?tica educacional tem se tornado mais que um passa tempo para os alunos. a�?Tenho um amigo que joga xadrez e muitas vezes o vi jogar. Agora que sei um pouco tambA�m posso participara�?, diz a estudante Naiara Ferreira Barbosa.

science research paper, cheap Zoloft. xadrez-apae-brusque2O projeto Oficina de Xadrez tem como objetivos principais promover o conhecimento de conceitos relacionados A� prA?tica do esporte; desenvolver conceitos sobre a histA?ria e a partida de xadrez; estimular o crescimento da concentraA�A?o, do pensamento lA?gico, da antecipaA�A?o de situaA�A�es, da valorizaA�A?o ao respeito A�s regras e da convivA?ncia em grupo.

Para a DireA�A?o-Geral do Campus Brusque, o curso, de FormaA�A?o Inicial e Continuada (FIC), Xadrez na EducaA�A?o reforA�a os pilares do IFC. a�?O curso tem carA?ter inclusivo e educacional, que sA?o pilares norteadores do IFC. Por isso, em 2017, pretendemos ampliar a oferta desse FIC para outras instituiA�A�es de ensino. Ainda, o FIC propA�e a inclusA?o da comunidade e o incentivo A�s prA?ticas inclusivasa�?, relata HA�lio Gomes, diretor-geral.

Confira a reportagem completa realizada pelo Jornal MunicA�pio Dia a Dia em 20/10/2016: http://municipiomais.com.br/alunos-da-apae-participam-de-oficinas-de-xadrez-do-ifc/.

*Texto: Cecom/Reitoria, com informaA�A�es de MunicA�pio Dia a Dia.

**Fotos: DivulgaA�A?o/MunicA�pio Dia a Dia.