IFC CamboriA? abre 120 vagas gratuitas em cursos para quem jA? terminou o ensino mA�dio

O Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus CamboriA? estA? com as inscriA�A�es abertas, atA� 11/06, para o Processo de SeleA�A?o dos cursos tA�cnicos subsequentes ao ensino mA�dio. Ou seja, vocA?, que jA? terminou o ensino mA�dio, e quer continuar os estudos, essa A� a sua oportunidade! Ao todo serA?o ofertadas 120 vagas, distribuA�das entre os seguintes cursos pA?s-mA�dio: TA�cnico em Defesa Civil (40), TA�cnico em SeguranA�a do Trabalho (40) e TA�cnico em TransaA�A�es ImobiliA?rias (40). Todos os cursos sA?o gratuitos, presenciais e ofertados no perA�odo noturno. As aulas iniciam no segundo semestre letivo de 2018.

Para participar do Processo, o candidato deve acessar o Portal de Ingresso, preencher a ficha de inscriA�A?o, indicando somente um curso, turno e local da oferta (IFC CamboriA?, no caso), optar pela Ampla ConcorrA?ncia ou por uma das AA�A�es Afirmativas (cotas) e, enviA?-la, eletronicamente, por meio do prA?prio site. No momento da inscriA�A?o, o candidato deve informar o CPF, mesmo se for menor de idade, e um endereA�o de e-mail vA?lido. Se o interessado nA?o tenha acesso A� internet, a inscriA�A?o pode ser realizada nos terminais disponibilizados na CoordenaA�A?o-Geral de Ensino do IFC CamboriA?, das 9h A�s 13h e das 15h A�s 20h.

Caso o nA?mero de inscritos seja superior ao nA?mero de vagas ofertadas, o processo de seleA�A?o serA? definido por meio de sorteio pA?blico entre os candidatos inscritos. O sorteio estA? programado para acontecer no dia 22/06, a partir das 10h, na CoordenaA�A?o-Geral de Ingresso do IFC, localizado na Rua das MissA�es, 150, Bairro Ponta Aguda, em Blumenau/SC.

A publicaA�A?o preliminar do resultado do sorteio pA?blico serA? realizada no dia 26/06, no Portal de Ingresso. Para mais informaA�A�es sobre o Processo de SeleA�A?o, leia o edital aqui.

ConheA�a os cursos ofertados:

TA�cnico em Defesa Civil
O TA�cnico em Defesa Civil atua na gestA?o dos riscos e dos desastres, na operacionalizaA�A?o dos procedimentos jurA�dicos e administrativos em defesa civil e no cumprimento dos objetivos da PolA�tica Nacional de ProteA�A?o e Defesa Civil (PNPDC).
A?rea de atuaA�A?o:
As instituiA�A�es acolhedoras dos futuros profissionais podem ser: a) A�rgA?os pA?blicos; b)OrganizaA�A�es militares; c)Empresas pA?blicas e privadas de meteorologia; d) Institutos de monitoramento, pesquisa meteorolA?gica e climatolA?gica; e) Meios de comunicaA�A?o; f) Bancos e Empresas seguradoras e, g) InstituiA�A�es educacionais e de pesquisa.
DuraA�A?o: 1,5 ano

TA�cnico em SeguranA�a do Trabalho
Cabe ao Curso TA�cnico em SeguranA�a do Trabalho preparar para a atuaA�A?o em aA�A�es prevencionistas nos processos produtivos, com auxA�lio de mA�todos e tA�cnicas de identificaA�A?o, avaliaA�A?o e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com as normas regulamentadoras e princA�pios de higiene e saA?de do trabalho.
Desenvolver aA�A�es educativas na A?rea de saA?de e seguranA�a do trabalhador. Orientar o uso de equipamentos de proteA�A?o individual (EPI) e equipamentos de proteA�A?o coletiva (EPC). Coletar e organizar informaA�A�es de saA?de e de seguranA�a do trabalho. Executar o Programa de PrevenA�A?o de Riscos Ambientais (PPRA). Investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenA�A?o e controle sobre as situaA�A�es no ambiente de trabalho.
Todas as atribuiA�A�es e atividades profissionais do TA�cnico em SeguranA�a do Trabalho estA?o indicadas na Portaria No 3.275, de 21 de Setembro de 1989, do MinistA�rio do Trabalho.
A?rea de atuaA�A?o:
O campo de atuaA�A?o envolve ambientes ocupacionais de instituiA�A�es pA?blicas e privadas, fabricantes e representantes de equipamentos de seguranA�a. Atua em treinamento de trabalhadores/colaboradores e na realizaA�A?o de cursos de prevenA�A?o, saA?de e seguranA�a ambiental.
DuraA�A?o: 2 anos

TA�cnico em TransaA�A�es ImobiliA?rias
O curso TA�cnico em TransaA�A�es ImobiliA?rias visa a formaA�A?o de profissionais para atuar no mercado imobiliA?rio, assessorando aA�A�es de compra, venda e locaA�A�es de imA?veis. Capacita o aluno para orientar registro e transferA?ncia de imA?veis junto aos A?rgA?os competentes, captar e inscrever imA?veis no cadastro da imobiliA?ria, apresentar os imA?veis aos clientes potenciais, bem como ler e interpretar projetos e mapas.
A?rea de atuaA�A?o:
O Curso TA�cnico em TransaA�A�es ImobiliA?rias habilita o profissional para atuar de forma autA?noma, em empresas imobiliA?rias e de consultoria, construtoras e bancos.
DuraA�A?o: 1,5 anos

Texto: Cecom/CamboriA? / MarA�lia Massochin