IFC Camboriú conquista 4º lugar na Mostratec

Os alunos Yohanam Igor Spagnol Rech, Yasmin Maisa Wachholz e Amanda Geraldo Andrighi, do curso Técnico em Controle Ambiental do IFC Camboriú, conquistaram o 4º lugar na categoria “Ciências ambientais”, na premiação da Mostra Internacional de Ciências e Tecnologia (Mostratec), realizada em Novo Hamburgo/RS. Sob orientação dos servidores Letícia Flohr e Joeci Ricardo Godói, o trabalho “Diagnóstico da qualidade do ar atmosférico do município de Camboriú/SC” ainda recebeu o primeiro lugar geral na X Feira de Iniciação Científica e Extensão (FICE).

A colocação na Mostratec foi uma surpresa para os alunos. “Ainda não caiu a ficha, não esperávamos”, ressaltou Yohanam. “Foi surpreendente recebermos a premiação. A participação na Mostratec trouxe o sentimento de pertencimento à comunidade científica”, destacou Yasmin.

Competindo com 17 países e 21 estados, os estudantes do campus Camboriú trouxeram na bagagem a experiência de conhecer projetos desenvolvidos pelo mundo e ter contato com outras culturas. “Tivemos a oportunidade de conhecer vários projetos, que também podem ser aplicados no nosso campus”, destacaram Joeci e Amanda. Entre os assuntos abordados na Mostratec, os alunos perceberam a forte presença de trabalhos relacionados à questão ambiental, saúde e bem-estar.

O incentivo à iniciação científica presente no IFC Camboriú colaborou com a conquista no evento. “É um diferencial dos Institutos Federais (IFs), a iniciação científica faz parte da rotina da nossa rede. A gente está acostumado a ser curioso, fazer perguntas, investigar…O incentivo que temos aqui é muito grande”, finalizaram os alunos.

Confira aqui o trabalho na íntegra.

Sobre a Mostratec:

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio.

O evento conta com a participação de 752 projetos de pesquisa: 420 do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, 260 do Ensino Fundamental e 72 projetos da Educação Infantil, do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como: SIET- Seminário Internacional de Educação Tecnológica,  Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

A Feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.

A cada ano, vem aumentando o número de visitantes e participantes, dentre eles empresários, autoridades nacionais e internacionais, profissionais de diversas áreas, educadores, estudantes, imprensa e comunidade em geral, tornando a Mostratec um dos principais eventos educacionais do país.

* Informações do site do evento

Confira as imagens da participação dos estudantes:

Texto: Cecom/Camboriú
*Crédito das imagens: Yasmin Wachholz