IFC Campus Brusque abraA�a a VI descida do Rio ItajaA�-Mirim no Dia Mundial da A?gua

essay writing tip, buy clomid. No dia 22 de marA�o, Dia Mundial da A?gua, o NA?cleo de GestA?o Ambiental (NGA) do Instituto Federal Catarinense a�� IFC Campus Brusque realizou aula de campo com a a�?VI descida do Rio ItajaA�-Mirima�?, promovida pela FundaA�A?o Municipal do Meio Ambiente a�� Fundema, em parceria com o Instituto Federal Catarinense e com apoio da Defesa Civil de Brusque. A aula de campo ocorreu com os alunos das turmas de 1A? e 2A? anos do Ensino MA�dio Integrado em QuA�mica e 1A? e 2A? anos do Ensino MA�dio Integrado em InformA?tica. O objetivo da aA�A?o foi chamar a atenA�A?o da populaA�A?o para o rio e executar a limpeza do local, a partir da coleta de resA�duos em nas margens e no seu leito, com embarcaA�A�es da Defesa Civil de Brusque.

A aula de campo se constituiu como uma prA?tica pedagA?gica importante no processo de ensino e aprendizagem, na qual houve articulaA�A?o com atividades desenvolvidas em sala de aula, por meio da discussA?o de temas relacionados A� A?gua e da confecA�A?o de cartazes de conscientizaA�A?o.

As saA�das de campo permitem a exploraA�A?o de conteA?dos conceituais, procedimentais e atitudinais, possibilitando um potencial instrumento de educaA�A?o ambiental, eixo transversal preconizado pelos ParA?metros Curriculares Nacionais (PCNs), que destacam a importA?ncia de os alunos conhecerem e valorizarem as caracterA�sticas fundamentais do paA�s nas dimensA�es sociais, materiais e culturais e de se perceberem integrantes e agentes transformadores do ambiente.

A participaA�A?o dos estudantes e professores do IFC Brusque na aula de campo constitui uma prA?tica transversal e interdisciplinar de educaA�A?o ambiental, que contempla a materializaA�A?o de aA�A�es de sustentabilidade do plano de logA�stica sustentA?vel do NGA, promove a visibilidade social do IFC, como entidade parceira nas questA�es socioambientais do municA�pio, e contribui sobremaneira para a formaA�A?o de nossos alunos enquanto cidadA?os crA�ticos, conhecedores, atuantes e transformadores da realidade em que estA?o inseridos.

Textos e fotos: Professora Vanderleia Gemelli a�� Campus Brusque