IFC comemora 10 anos de criação com solenidade especial

O Instituto Federal Catarinense (IFC) promoveu, no dia 10 de dezembro, uma cerimônia comemorativa de seus dez anos de existência. A solenidade foi realizada em Blumenau, na sede da Escola Técnica de Saúde (Etsus) de Blumenau, e contou com apresentações culturais, palestras com todos reitores que já geriram a instituição e com a exibição de um vídeo comemorativo do aniversário do Instituto, preparado especialmente para a ocasião. Foram anunciados os vencedores do Concurso de Fotografia “Referências”, também organizado para celebrar o aniversário do IFC, do qual participaram servidores, estudantes e egressos da instituição.

A comemoração teve início às 14h, com a apresentação de um vídeo institucional sobre o aniversário de 10 anos de toda a Rede. Em seguida, foi composta a mesa oficial, formada pela reitora do Instituto, professora Sônia Regina Fernandes, pelos ex-reitores do IFC, Cláudio Adalberto Koller (2009 a 2011) e Francisco José Montório Sobral (2012 a 2016), pelo reitor da Fundação Universidade Regional de Blumenau, João Natel Pollonio Machado), pela vice-diretora do Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ana Júlia Dal Forno (representando o reitor Ubaldo Cesar Balthazar) e pelo gerente de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Eliomar Russi (representando a secretária de Estado da Educação, Simone Schramm).

“Os 10 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica têm um significado especial no contexto da educação pública federal no Brasil”, afirmou, em sua fala, a reitora do IFC. “A proposta de ampliação e universalização das oportunidades de educação apresentada pelos Institutos é significativa para um país como o nosso – um país colonizado por uma nação europeia, na qual a Educação não era a principal ferramenta de emancipação humana, ao contrário de outros países na época. A importância é inegável, e, no caso específico do IFC (e também do IFSC), o impacto é sentido especialmente no interior de Santa Catarina, onde não havia nenhuma Instituição Federal de Ensino até 2008.”

Após o discurso de cada um dos componentes da mesa, os estudantes Naiely Cardoso e Marcos Batista, do Campus Blumenau, executaram a música “While My Guitar Gently Weeps”, dos Beatles, em um arranjo para violino e violão. Posteriormente, foi apresentado um vídeo em que um dos criadores do selo comemorativo dos 10 anos da Rede , o programador visual Murilo Delmondes, do IFMS, explica os conceitos sobre os quais a imagem foi construída. Após a exibição, foram apresentadas todas as atividades comemorativas dos 10 anos empreendidas pelo IFC durante 2018 – como o concurso fotográfico, a participação em eventos que oportunizassem a divulgação institucional e o ato solene de inauguração da Sala dos Conselhos e Galeria dos Reitores do IFC, entre outras.

O momento seguinte da solenidade foi composto pelas palestras de cada um dos reitores que já estiveram à frente da instituição, nas quais os docentes falaram sobre os desafios e realizações de seus períodos de gestão do IFC. Em seguida, após nova apresentação musical de Naiely e Marcos, foram reveladas as fotografias vencedoras do concurso Referências, que você confere abaixo:

Os certificados de participação dos servidores, alunos e egressos que tiveram suas imagens selecionadas foram entregues aos diretores de seus respectivos campi. A solenidade foi encerrada com um coffee break composto principalmente por produtos produzidos pelos campi de Camboriú, Rio do Sul e Santa Rosa do Sul.

Confira abaixo a galeria de fotos do evento:

Texto e fotos: Cecom/Reitoria/Thomás Müller