IFC ConcA?rdia e Embrapa promovem SeminA?rio Catarinense sobre Sistemas Integrados de ProduA�A?o

seminario-concordiaOs sistemas integrados de produA�A?o agropecuA?ria serA?o o tema de um seminA?rio promovido pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus ConcA?rdia e a EmbrapaA�no dia 8 de novembro, em ConcA?rdia. O SeminA?rio Catarinense sobre Sistemas Integrados de ProduA�A?o (IntegraA�A?o Lavoura-PecuA?ria-Floresta) vai reunir pesquisadores de cinco unidades da Embrapa (Trigo, PecuA?ria Sul, Clima Temperado, Floresta e SuA�nos e Aves), alA�m de professores e pesquisadores da Unesp/Botucatu, UTFPR e Udesc para a discussA?o das principais atualidades sob sistemas de produA�A?o integrada.

A ILPF foi incluA�da entre as tecnologias que compA�em os compromissos voluntA?rios assumidos pelo Brasil na COP-15, que resultaram na criaA�A?o do Plano Setorial para a ConsolidaA�A?o de uma Economia de Baixa EmissA?o de Carbono na Agricultura, o que se convencionou chamar de Plano ABC (Agricultura de Baixa EmissA?o de Carbono), coordenado pelo MinistA�rio da Agricultura, PecuA?ria e Abastecimento.

O sistema tem sido adotado em todo o Brasil, com maior representatividade nas regiA�es Centro-Oeste e Sul. Com grande potencial de sequestro de carbono pelos elevados acA?mulos de biomassa forrageira e florestal e acA?mulo de matA�ria orgA?nica no solo, a ILPF ajuda a reduzir a emissA?o de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. A meta A� ampliar, atA� 2020, o uso do sistema em 4 milhA�es de hectares, evitando que entre 18 e 22 milhA�es de toneladas de CO2 equivalente sejam liberadas. A Embrapa mantA�m um site especA�fico sobre a ILPF, no endereA�oA�www.embrapa.br/tema-integracao-lavoura-pecuaria-floresta-ilpf.

O SeminA?rio acontece no auditA?rio central do IFC em ConcA?rdia. As inscriA�A�es sA?o gratuitas e podem ser feitas no siteA�www.embrapa.br/suinos-e-aves/seminario-ilpf.A�Outras informaA�A�es pelo telefoneA�49 3441-0400A�ou pelo e-mailA�cnpsa.eventos@embrapa.br why is homework important, buy dapoxetine. .

ProgramaA�A?o

ManhA?
a�? 8h A�s 8h30: Abertura do evento
a�? 8h30 A�s 9h10: Sistema de integraA�A?o lavoura-pecuA?ria: eficiA?ncia no uso da terra em regiA�es com inverno seco – Carlos Crusciol (Unesp/Botucatu)
a�? 9h10 A�s 9h50: Potencial de uso de cereais de inverno em sistemas integrados de produA�A?o agropecuA?ria – Renato Serena (Embrapa Trigo)
a�? 9h50 A�s 10h10: Intervalo
a�? 10h10 A�s 10h50: Manejo de pastagens em sistemas de integraA�A?o lavoura-pecuA?ria no oeste catarinense – AndrA� Soares (UTFPR)
a�? 10h50 A�s 11h30: Manejo do solo em sistemas integrados de produA�A?o – A?lvaro Mafra (Udesc)
a�? 11h30 A�s 12h: Debate / Moderador: Henrique dos Santos (Embrapa Trigo)
a�? 12h A�s 13h30: AlmoA�o

Tarde
a�? 13h30 A�s 14h10: Resultados de pesquisa em sistemas de ProduA�A?o Integrados para a regiA?o oeste catarinense – Paulo Hentz (Instituto Federal Catarinense – Campus ConcA?rdia)
a�? 14h10 A�s 14h50: Uso estratA�gico de sistemas silvipastoris aplicado a estabelecimentos rurais – Alexandre Varela (Embrapa PecuA?ria Sul)
a�? 14h50 A�s 15h10: Intervalo
a�? 15h10 A�s 15h50: Oportunidades para sistemas integrados de produA�A?o agropecuA?rio em terras baixas – Jamir Silva (Embrapa Clima Temperado)
a�? 15h50 A�s 16h30: Planejamento e gestA?o do componente arbA?reo em sistemas de ILPF – Vanderley da Silva (Embrapa Floresta)
a�? 16h30 A�s 17h: Debate / Moderador: Juliano CorrA?a (Embrapa SuA�nos e Aves)
a�? 17h: Encerramento

Mai informaA�A�es:A�https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/seminario-ilpf

*Texto e imagem: DivulgaA�A?o/ConcA?rdia.