IFC Concórdia inicia comemoração dos 50 anos com exposição histórica

concordia-Exposicao50anosDurante o mês de maio, a história dos 50 anos do IFC Concórdia estará mais próxima da comunidade. Isso porque fotos e objetos que fizeram parte dessa trajetória estão sendo exibidos na exposição “Memória IFC Câmpus Concórdia: 50 anos de registros”. O acervo pode ser visitado até o dia 29 de maio na Galeria Municipal de Artes, nos quiosques centrais de Concórdia.

Na exposição há, além de fotografias datadas de 1965 a 2015, ferramentas de campo, equipamentos usados em sala de aula, materiais de expediente, bandeiras, troféus, quadros e convites de formatura. “Não se pode perder a memória da instituição como borboletas ao vento, palavras que voam, pois junto dela sempre há um pouco da memória dos sujeitos que a compõem. As palavras precisam repousar. A memória precisa resistir.”, diz o resumo da exposição. Muitos servidores colaboraram com o resgate do acervo para a exposição, através de um projeto de extensão elaborado pelos professores Alessandra Portolan, Edimar Sérgio da Silva, Maribel Barbosa da Cunha,  Maristella Mallmann, Nelsi Sabedot e Sílvia Dalla Costa.

Na abertura da exposição estiveram presentes os organizadores, servidores, estudantes, ex-alunos, servidores aposentados e representantes do poder público municipal. Os estudantes Eduarda de Souza Ricardo, do Técnico em Alimentos, e o irmão, Saymon de Souza Ricardo, do Técnico em Informática, fizeram uma apresentação musical com violinos. A professora Silvia Dalla Costa explicou a idealização da exposição e demais etapas do projeto. O professor Jolcemar Ferro, diretor-geral do IFC Concórdia, contou aos presentes, de forma breve, a história do câmpus, destacando as mudanças que a “escola” passou até chegar a ser câmpus do IFC.

A exposição “Memória IFC Câmpus Concórdia: 50 anos de registros” faz parte de uma extensa programação alusiva aos 50 anos do câmpus. No dia 19 de maio haverá um almoço comemorativo para servidores e estudantes, com corte de bolo à tarde. No dia 21 de maio serão inaugurados cinco prédios construídos recentemente: Auditório central, nova biblioteca, centro de práticas clínicas e cirúrgicas – blocos I e II – e bloco de salas de aula. Nesse dia haverá também a apresentação da Banda Municipal de Blumenau, marcando o primeiro evento realizado no novo auditório. Na sexta-feira, dia 22/05, haverá uma palestra com Luiz Fernando Furlan, e no dia 25/05, com Neivor Canton, sendo que esses eventos são destinados aos estudantes e convidados.

* Texto e foto: CECOM/Concórdia.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 14 de maio de 2015, às 17:15 por Nicole Trevisol.