IFC ConcA?rdia realiza I Encontro de EducaA�A?o e Diversidade

educacao-diversidade5O NA?cleo de Atendimento A�s Pessoas com Necessidades EspecA�ficas (NAPNE) do Instituto Federal Catarinense a�� Campus ConcA?rdia realizou, entre os dias 11 a 13 de julho, o I Encontro de EducaA�A?o e Diversidade do IFC.A�O evento teve o objetivo de discutir a inclusA?o dos alunos da educaA�A?o especial e inclusiva na escola e contou com palestras que tematizaram a A�tica, a alteridade e as diferentes formas de aprendizagem. As oficinas realizadas tiveram como tema o Sistema Braille, Libras e Tecnologias Assistivas.

Participaram do Encontro servidores e alunos do IFC, professores da rede pA?blica de ensino, pessoas com deficiA?ncia e seus familiares. Estiveram presentes alunos surdos, alunos com deficiA?ncia fA�sica, auditiva, visual e uma pessoa surdacega. Por essa razA?o, a equipe de acessibilidade contou com tradutores/intA�rpretes da LA�ngua Brasileira de Sinais (Libras), uso do sistema FM, material ampliado, audiodescriA�A?o e um profissional da Libras-tA?til.

AlA�m disso, na tarde de quarta-feira, dia 13, a equipe multidisciplinar de Centro de Equoterapia RA�deas da Liberdade, da Apae de ConcA?rdia, realizou uma demonstraA�A?o prA?tica do que A� a Equoterapia e da importA?ncia dela na educaA�A?o. O projeto, desenvolvido em parceria com a Apae e o IFC -A� how to write a personal statement for grad school, buy zithromax online. Campus ConcA?rdia, A� referA?ncia para a regiA?o e contribui principalmente no tratamento de doenA�as genA�ticas, neurolA?gicas, ortopA�dicas e musculares, sequelas de traumas, distA?rbios psicolA?gicos e comportamentais.

A realizaA�A?o deste evento mostrou o quanto sA?o importantes os momentos de discussA?o entre os profissionais da escola, a troca de experiA?ncia com os familiares e com os prA?prios alunos. Uma das reflexA�es provocada pelo palestrante ClA?nio Lago ensina que a�?a educaA�A?o A� um acontecimento temporal, que se apresenta complexo, incontrolA?vel, porA�m necessA?rioa�? (HERMANN, 2011).

Veja mais fotos do evento em:A�https://www.facebook.com/ifc.oficial/posts/1254249687940970

*Texto e fotos: Cecom/ConcA?rdia.