IFC Concórdia realiza I Encontro de Educação e Diversidade

educacao-diversidade5O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia realizou, entre os dias 11 a 13 de julho, o I Encontro de Educação e Diversidade do IFC. O evento teve o objetivo de discutir a inclusão dos alunos da educação especial e inclusiva na escola e contou com palestras que tematizaram a ética, a alteridade e as diferentes formas de aprendizagem. As oficinas realizadas tiveram como tema o Sistema Braille, Libras e Tecnologias Assistivas.

Participaram do Encontro servidores e alunos do IFC, professores da rede pública de ensino, pessoas com deficiência e seus familiares. Estiveram presentes alunos surdos, alunos com deficiência física, auditiva, visual e uma pessoa surdacega. Por essa razão, a equipe de acessibilidade contou com tradutores/intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), uso do sistema FM, material ampliado, audiodescrição e um profissional da Libras-tátil.

Além disso, na tarde de quarta-feira, dia 13, a equipe multidisciplinar de Centro de Equoterapia Rédeas da Liberdade, da Apae de Concórdia, realizou uma demonstração prática do que é a Equoterapia e da importância dela na educação. O projeto, desenvolvido em parceria com a Apae e o IFC – Campus Concórdia, é referência para a região e contribui principalmente no tratamento de doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas e musculares, sequelas de traumas, distúrbios psicológicos e comportamentais.

A realização deste evento mostrou o quanto são importantes os momentos de discussão entre os profissionais da escola, a troca de experiência com os familiares e com os próprios alunos. Uma das reflexões provocada pelo palestrante Clênio Lago ensina que “a educação é um acontecimento temporal, que se apresenta complexo, incontrolável, porém necessário” (HERMANN, 2011).

Veja mais fotos do evento em: https://www.facebook.com/ifc.oficial/posts/1254249687940970

*Texto e fotos: Cecom/Concórdia.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 4 de agosto de 2016, às 17:09 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).