IFC Concórdia recebe Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul

9mostracinemadireitoshumanos

Exibição do filme “Que bom te ver viva”.

O IFC Câmpus Concórdia recebeu, na noite de 1º de abril, a 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. A mostra compõe uma das estratégias do governo federal para a consolidação da cultura de respeito aos direitos humanos. Além disso, a iniciativa tem como objetivo ajudar a difundir obras que problematizam e abordam a questão dos Direitos Humanos de diversas formas.

Foi exibido o filme “Que bom te ver viva”, que mostra oito ex-presas políticas falando sobre a luta e a tortura vividas durante o regime militar brasileiro e a experiência de ter sobrevivido, com depoimentos intercalados com reflexões de uma personagem anônima . O filme é o primeiro longa-metragem dirigido por Lúcia Murat, em 1989. Foi premiado como melhor filme no XXII Festival de Brasília.

A atividade iniciou às 19h30, no auditório do câmpus, e contou com a presença de estudantes do ensino médio e servidores do câmpus. Houve um intervalo na exibição do longa-metragem, quando os professores Edimar Sergio da Silva e Eduardo Moro conduziram breves falas a respeito dos temas presentes na obra cinematográfica. Edimar fez uma contextualização sobre o período de ditadura militar no país, compartilhando com os estudantes presentes diversos aspectos da história brasileira. Eduardo apresentou documentos de interesse relacionado ao assunto, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

* Texto e foto: CECOM/Concórdia.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 8 de abril de 2015, às 19:00 por Nicole Trevisol.