IFC conquista conceito 4 em recredenciamento do MEC

O MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC) divulgou, na tarde desta quarta-feira (17/6), o RelatA?rio de AvaliaA�A?o referente ao Recredenciamento do Instituto Federal Catarinense (IFC). A visita da ComissA?o Avaliadora aconteceu de 09 a 13 de junho, no IFC CA?mpus Rio do Sul, e o conceito obtido pelo IFC foi 4, em uma escala de 1 a 5.

Este A� o primeiro processo de AvaliaA�A?o de RegulaA�A?o pelo qual o IFC passa desde a sua criaA�A?o em 29 de dezembro de 2008, por meio da Lei 11.892. A nota 4 foi atribuA�da ao IFC apA?s um processo criterioso de avaliaA�A?o, como a anA?lise documental da InstituiA�A?o e reuniA�es com dirigentes e gestores, coordenadores de cursos, servidores, estudantes e membros da ComissA?o PrA?pria de AvaliaA�A?o (CPA). Foram realizadas visitas A�s instalaA�A�es fA�sicas da unidade.

Por meio da anA?lise desses elementos, a ComissA?o definiu o perfil de qualidade do ensino ofertado pelo Instituto Federal Catarinense. O conceito 4 representa que o IFC apresenta um perfil muito bom de qualidade, conforme relatA?rio da ComissA?o.

Para o reitor do IFC, Francisco Sobral, o conceito 4 no primeiro recredenciamento da histA?ria do IFC representa que a InstituiA�A?o estA? no caminho certo. a�?Estamos muito felizes com essa conquista. O conceito 4 mostra que todos os nossos esforA�os na qualificaA�A?o dos servidores, investimentos em infraestrutura e polA�ticas sociais aos estudantes sA?o fundamentais neste processo de construA�A?o e consolidaA�A?o da nossa InstituiA�A?o. Gostaria de parabenizar e agradecer o trabalho de todos os setores da Reitoria e dos cA?mpus que colaboraram para que o IFC recebesse a nota 4. ParabA�ns ao IFCa�?, disse.

Segundo a PrA?-reitora de Ensino, Josete Pereira, o conceito 4 indica que o IFC apresenta um perfil muito bom de qualidade na oferta de educaA�A?o superior. a�?Para nA?s, essa qualidade estA? traduzida no excelente trabalho que os servidores do IFC proporcionam aos estudantes por intermA�dio das aA�A�es de ensino, pesquisa e extensA?o, vinculando seus projetos acadA?micos A�s demandas da sociedade, na perspectiva do desenvolvimento regional. Estas aA�A�es, ainda, contemplam um conjunto de elementos e dimensA�es socieconA?micas e culturais, as quais orientam para a formaA�A?o cidadA?, com respeito pela diversidade e inclusA?o social, ou seja, com a compreensA?o de que nA?o hA? desenvolvimento institucional sem desenvolvimento humanoa�?, relata ela.

Conceito por Eixo avaliado no IFC:

Eixo a�� Conceito

Eixo 1 a�� 3,0

Eixo 2 a�� 3,6

Eixo 3 a�� 3,2

Eixo 4 a�� 4,0

Eixo 5 a�� 4,0

Confira o RelatA?rio de Recredenciamento em http://ingresso.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/6/2015/06/Relat%C3%B3rio-RecredenciamentoIFC-Nota-4.pdf.

MAIS

SA?o modalidades de atos autorizativos: credenciamento e recredenciamento de instituiA�A�es de educaA�A?o superior (IES) e autorizaA�A?o, reconhecimento e renovaA�A?o de reconhecimento de cursos de graduaA�A?o.

Credenciamento e Recredenciamento

• Para iniciar suas atividades, as IES devem solicitar o credenciamento junto ao MEC. De acordo com sua organizaA�A?o acadA?mica, as IES sA?o credenciadas como faculdades, centros universitA?rios ou universidades a�� Os Institutos Federais sA?o equiparados A�s universidades.
  • Inicialmente, a IES A� credenciada como faculdade. O credenciamento como universidade ou centro universitA?rio, com as respectivas prerrogativas de autonomia, depende do credenciamento especA�fico de instituiA�A?o jA? credenciada, em funcionamento regular e com padrA?o satisfatA?rio de qualidade.
  • the assignment, dapoxetine online.

• O primeiro credenciamento da instituiA�A?o tem prazo mA?ximo de trA?s anos para faculdades e centros universitA?rios e de cinco anos para as universidades.
  • O recredenciamento deve ser solicitado pela IES ao final de cada ciclo avaliativo do Sinaes, junto A� secretaria competente.

* Texto e imagem: CECOM/Reitoria.