IFC conquista tA�tulo de campeA?o nacional da IX Jornada de Foguetes

foguetes-2016Pela terceira vez, o Instituto Federal Catarinense – Campus Videira – recebe o tA�tulo de campeA?o nacional da Jornada de Foguetes, que aconteceu em Barra do PiraA� (RJ) entre os dias 31 de outubro eA�03 de novembro de 2016. Participaram desta ediA�A?o 124 equipes compostas por estudantes de ensino mA�dio, provenientes de instituiA�A�es de ensino das redes estadual, federal e particular, de todo o territA?rio nacional.

Com a marca de 297,13 metros, maior distA?ncia entre todas as equipes participantes, a equipe Efeito Corona,A�formada pelos estudantesA�Lauana Cenci, Lucas Andrick e Pedro Lorenzzoni, do 3A? ano do Ensino MA�dio Integrado em EletroeletrA?nica, foi vitoriosa ao lanA�ar o foguete Rutherford, que utiliza bicarbonato de sA?dio e vinagre como combustA�veis. A equipe A� coordenada pelo professor de FA�sica Jaquiel Salvi Fernandes.

Segundo a equipe, a�?foi uma experiA?ncia muito boa, na qual conhecemos pessoas de muitos lugares do Brasil e aprendemos muitas coisas com elas. AlA�m disso, pudemos ver que, apesar de toda a competiA�A?o, um sempre estava disposto a ajudar o outroa�?.

a�?Por fazer parte de um evento desse porte, em que os melhores de cada estado estA?o participando, jA? podemos nos considerar vencedores. FicarA�em primeiro lugar, entA?o, demonstra que o IFC estA? realizando um excelente trabalho. Os alunos merecem os parabA�ns, pois se dedicaram muito na preparaA�A?o do foguete e da base de lanA�amentos, representando, de forma extraordinA?ria, nosso campus, nossa cidade e nosso estado. As congratulaA�A�es sA?o extensivas aos seus pais, que auxiliaram expressivamente seus filhos, para que eles alcanA�assem esse resultadoa�?, frisa Jaquiel.

Como incentivo, neste ano a equipe vencedora foi convidada para assistir aos lanA�amentos da CompetiA�A?o Brasileira UniversitA?ria de Foguetes (com propelente lA�quido e sA?lido), que acontecerA? no Centro de LanA�amentos da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN). No Centro, sA?o realizados lanA�amentos reais de foguetes para colocar satA�lites em A?rbita pelo Programa Espacial Brasileiro.

Organizada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), AgA?ncia Espacial Brasileira e Sociedade AstronA?mica Brasileira, a Mobfog A� um evento importanteA�para o incentivo ao estudo da FA�sica e A?reas afins, com A?nfase ao desenvolvimento de projetos cientA�ficos e de extensA?o.

Confira o vA�deo da premiaA�A?o do IFC:

ConfiraA�o vA�deo com a fala do coordenador da jornada de foguetes:

*Texto: Cecom/Videira.

critical thinking activity, cheap Zoloft.

**Imagem e vA�deos: DivulgaA�A?o.