IFC conquista título de campeão nacional da IX Jornada de Foguetes

foguetes-2016Pela terceira vez, o Instituto Federal Catarinense – Campus Videira – recebe o título de campeão nacional da Jornada de Foguetes, que aconteceu em Barra do Piraí (RJ) entre os dias 31 de outubro e 03 de novembro de 2016. Participaram desta edição 124 equipes compostas por estudantes de ensino médio, provenientes de instituições de ensino das redes estadual, federal e particular, de todo o território nacional.

Com a marca de 297,13 metros, maior distância entre todas as equipes participantes, a equipe Efeito Corona, formada pelos estudantes Lauana Cenci, Lucas Andrick e Pedro Lorenzzoni, do 3º ano do Ensino Médio Integrado em Eletroeletrônica, foi vitoriosa ao lançar o foguete Rutherford, que utiliza bicarbonato de sódio e vinagre como combustíveis. A equipe é coordenada pelo professor de Física Jaquiel Salvi Fernandes.

Segundo a equipe, “foi uma experiência muito boa, na qual conhecemos pessoas de muitos lugares do Brasil e aprendemos muitas coisas com elas. Além disso, pudemos ver que, apesar de toda a competição, um sempre estava disposto a ajudar o outro”.

“Por fazer parte de um evento desse porte, em que os melhores de cada estado estão participando, já podemos nos considerar vencedores. Ficar em primeiro lugar, então, demonstra que o IFC está realizando um excelente trabalho. Os alunos merecem os parabéns, pois se dedicaram muito na preparação do foguete e da base de lançamentos, representando, de forma extraordinária, nosso campus, nossa cidade e nosso estado. As congratulações são extensivas aos seus pais, que auxiliaram expressivamente seus filhos, para que eles alcançassem esse resultado”, frisa Jaquiel.

Como incentivo, neste ano a equipe vencedora foi convidada para assistir aos lançamentos da Competição Brasileira Universitária de Foguetes (com propelente líquido e sólido), que acontecerá no Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN). No Centro, são realizados lançamentos reais de foguetes para colocar satélites em órbita pelo Programa Espacial Brasileiro.

Organizada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Agência Espacial Brasileira e Sociedade Astronômica Brasileira, a Mobfog é um evento importante para o incentivo ao estudo da Física e áreas afins, com ênfase ao desenvolvimento de projetos científicos e de extensão.

Confira o vídeo da premiação do IFC:

Confira o vídeo com a fala do coordenador da jornada de foguetes:

*Texto: Cecom/Videira.

**Imagem e vídeos: Divulgação.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 30 de novembro de 2016, às 17:45 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).