IFC disponibiliza módulo online para responsáveis acompanharem a vida acadêmica dos adolescentes

Pais e responsáveis pelos estudantes menores de idade, dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense (IFC), podem acompanhar a vida acadêmica dos adolescentes pelo Portal Familiar. O módulo pode ser acessado a qualquer momento pela Internet, pois está inserido no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), que é o sistema acadêmico usado na instituição.

Portal permite o cadastro de dois usuários por cada adolescente, que devem ser os mesmos identificados como responsáveis na matrícula. A partir do cadastro, será possível acessar notas detalhadas, boletim de frequência, comunicados, informações sobre o conteúdo explicado pelo professor em sala de aula, entre outros dados do estudante.

“O Portal foi criado para facilitar a participação das famílias na vida acadêmica dos estudantes e promover a aproximação com a instituição. Com acesso às informações em tempo real, os responsáveis podem acompanhar a evolução dos adolescentes durante o período letivo e, em caso de dúvidas, procurar o Núcleo Pedagógico do campus”, destaca Giovana von Mecheln, coordenadora-geral de Avaliação e Regulação do Ensino no Instituto.

No IFC Fraiburgo, os servidores perceberam a baixa procura pela ferramenta, por isso gravaram um vídeo explicativo para orientar as famílias. “Criamos o vídeo para ajudar e incentivar a utilização do Portal. Por enquanto, estamos divulgando por e-mail e em grupos no WhatsApp. Mas a proposta é ampliar a divulgação a todos os pais e responsáveis no ato da matrícula a partir do próximo ano”, explica Dheime Romanatto Trevisol, coordenadora de Registro Acadêmico e Cadastro Institucional no Campus Fraiburgo.

Acesse aqui o vídeo gravado com Joana Constantino, e editado por Jeferson Santos Moraes de Souza, ambos estudantes do 3º ano do técnico em Informática integrado ao ensino médio do IFC Fraiburgo. Também estão disponíveis no site do IFC os manuais de orientação sobre como fazer o cadastro.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Imagem: Manual da DTI