Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

IFC debate importância social do cão-guia

cao-guia2No dia 29/04, o Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Camboriú sediou o debate sobre o “Cão-guia no contexto atual”. O evento, em comemoração ao dia internacional de cães-guia, reuniu autoridades do IFC, alunos do projeto, usuários de cães-guia e entidades representativas das pessoas com deficiência.

Para abrir a discussão, o reitor do IFC, Francisco José Montório Sobral, ressaltou o pioneirismo do câmpus Camboriú ao criar o primeiro curso da América Latina de pós-graduação, em nível de especialização, de Treinador e Instrutor de Cães-guia. O diretor-geral do câmpus, Rogério Luís Kerber, concordou com o reitor e afirmou ser “desafiador fazer parte da condução de um projeto complexo e com grande responsabilidade social”.

Na oportunidade, os usuários de cães-guia, Felipe e Gabriel, relataram as experiências com os cães e a transformação que a tecnologia assistiva causou em suas vidas. O coordenador do curso, Paulo Ricardo Garcia Martins, relembrou que o Centro de Formação já entregou seis cães, sendo cinco em efetivo trabalho. “Ainda vamos formar nove duplas para finalizar o edital e já temos a previsão de um novo para agosto. Gostaria de destacar também a presença do diretor de bem-estar animal da Prefeitura de Blumenau, Eliomar Russi, que mediou toda ação de liberação e acompanhamento do treinamento das duplas em Blumenau, junto à Secretaria de Transporte (Seterb), para conscientização no transporte coletivo e da população blumenauense”, afirmou.

O coordenador ressaltou que, para o segundo semestre deste ano, será aberta uma nova turma de alunos para o curso de Treinador e Instrutor de Cães-guia. “Serão ofertadas 10 vagas, sendo 9 para os Centros de Formação dos outros Institutos Federais (IFs) e uma para o Uruguai”, finalizou.

Confira mais fotos do evento aqui.

cao-guia1

* Texto e fotos: CECOM/Camboriú.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 6 de maio de 2015, às 17:04 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: