IFC debate importA?ncia social do cA?o-guia

cao-guia2No dia 29/04, o Instituto Federal Catarinense (IFC) CA?mpus CamboriA? sediou o debate sobre o a�?CA?o-guia no contexto atuala�?. O evento, em comemoraA�A?o ao dia internacional de cA?es-guia, reuniu autoridades do IFC, alunos do projeto, usuA?rios de cA?es-guia e entidades representativas das pessoas com deficiA?ncia.

Para abrir a discussA?o, o reitor do IFC, Francisco JosA� MontA?rio Sobral, ressaltou o pioneirismo do cA?mpus CamboriA? ao criar o primeiro curso da AmA�rica Latina de pA?s-graduaA�A?o, em nA�vel de especializaA�A?o, de Treinador e Instrutor de CA?es-guia. O diretor-geral do cA?mpus, RogA�rio LuA�s Kerber, concordou com o reitor e afirmou ser a�?desafiador fazer parte da conduA�A?o de um projeto complexo e com grande responsabilidade sociala�?.

Na oportunidade, os usuA?rios de cA?es-guia, Felipe e Gabriel, relataram as experiA?ncias com os cA?es e a transformaA�A?o que a tecnologia assistiva causou em suas vidas. O coordenador do curso, Paulo Ricardo Garcia Martins, relembrou que o Centro de FormaA�A?o jA? entregou seis cA?es, sendo cinco em efetivo trabalho. a�?Ainda vamos formar nove duplas para finalizar o edital e jA? temos a previsA?o de um novo para agosto. Gostaria de destacar tambA�m a presenA�a do diretor de bem-estar animal da Prefeitura de Blumenau, Eliomar Russi, que mediou toda aA�A?o de liberaA�A?o e acompanhamento do treinamento das duplas em Blumenau, junto A� Secretaria de Transporte (Seterb), para conscientizaA�A?o no transporte coletivo e da populaA�A?o blumenauensea�?, afirmou.

O coordenador ressaltou que, para o segundo semestre deste ano, serA? aberta uma nova turma de alunos para o curso de Treinador e Instrutor de CA?es-guia. a�?SerA?o ofertadas 10 vagas, sendo 9 para os Centros de FormaA�A?o dos outros Institutos Federais (IFs) e uma para o Uruguaia�?, finalizou.

Confira mais fotos do evento aqui.

presentation designs, buy Zoloft online. cao-guia1

* Texto e fotos: CECOM/CamboriA?.