IFC é representado no WTDBD 2018

Nos dias 25 e 26 de agosto, no Rio de Janeiro, realizou-se o XVII Workshop de Teses e Dissertações em Banco de Dados (WTDBD 2018). O evento é integrante do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) e constitui-se em um fórum dedicado à discussão de trabalhos em andamento, desenvolvidos por estudantes em nível de Mestrado e Doutorado.

Além de proporcionar um ambiente construtivo para discussões, em que os alunos podem obter a opinião fundamentada de pesquisadores, experientes em Banco de Dados, a respeito de seus trabalhos, o fórum permite também que estudantes possam divulgar seus resultados parciais de pesquisa e ter uma avaliação preliminar de seus trabalhos. Além disso, trata-se de uma oportunidade para a interação de estudantes com uma banca de pesquisadores especialistas, que poderão sugerir e recomendar ações visando ao aprimoramento da pesquisa apresentada.

Entre os participantes desta edição, esteve presente o professor, do IFC Campus Camboriú, Angelo Augusto Frozza, que, na ocasião, defendeu o projeto de sua tese de Doutorado “A Process for Schema Extraction of Aggregate-Oriented NoSQL Databases with Emphasis on Geographic Data”.

“Bancos de dados NoSQL não têm esquemas ou permitem esquemas flexíveis. Esta característica é adequada para vários domínios de aplicações, tais como redes sociais, aplicações Web e Internet das Coisas. Porém, é crescente o interesse em manipular esquemas de BD NoSQL, por exemplo, para tarefas como integração de BD. Na minha tese, proponho um processo para extração de esquemas de BD NoSQL orientados a agregados (com possíveis dados geográficos) e a produção de visões RDF a partir dos esquemas criados. Até o momento, não há trabalhos com uma abordagem tão abrangente ou que tratem dados NoSQL geográficos, demonstrando que ainda há muito a ser feito nessa área”, explica o professor.

Os participantes do WTDBD também podem participar do evento anual de pesquisa mais importante do país na área de bancos de dados. As últimas edições do SBBD têm estimulado grandemente a integração e cooperação de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área.

Texto: Cecom/Reitoria, com informações do professor Frozza.