IFC e Secretaria Municipal de Educação promovem I Congresso Nacional de Educação de Abelardo Luz

O Instituto Federal Catarinense e a Secretaria Municipal de Educação de Abelardo Luz promoveram em setembro o 1º Congresso Nacional de Educação de Abelardo Luz – CNEAL. O evento ocorreu de 24 a 26 daquele mês e foi um marco histórico para o município, contando com 561 participantes (incluindo pessoas que não estavam inscritas, mas participaram de alguns momentos) de Abelardo Luz e outros 19 municípios: Bom Jesus, Chapecó, Clevelândia/PR, Coronel Freitas, Dionísio Cerqueira, Florianópolis, Fraiburgo, Guatambu, Ipuaçu, Ouro Verde, Palmas/PR, Passos Maia, Quilombo, Santa Terezinha, São Lourenço do Oeste, Videira, Xanxerê e Xaxim.

A programação teve início no 24 de setembro, com a cerimônia de abertura oficial. Após apresentações artísticas e pronunciamento de autoridades, foi realizada a mesa-redonda “Interculturalidade e Educação na América Latina”, proferida pela professora Cláudia Battestin (UNOCHAPECÓ – SC) e pelo professor Jorge Santos (UBA – Buenos Aires/ARG).

À tarde, houve a apresentação de trabalhos orais e a noite a apresentação de banners e finalização das apresentações dos trabalhos orais, abordando variadas temáticas do campo educacional. Estes trabalhos foram avaliados por um comitê científico que contou com a participação de 21 avaliadores, os quais são professores e professoras de diversas instituições do Brasil, contemplando os seguintes estados: Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Ainda no primeiro dia, a noite, houve a apresentação artística da Invernada Artística do CTG Querência Farroupilha, de Abelardo Luz.

No segundo dia de atividades, dia 25/09, o evento teve continuidade com a conferência A Pedagogia Histórico-Crítica e os Movimentos Sociais Populares diante do desafio da transformação social, proferida pelo Prof. Dr. Dermeval Saviani (UNICAMP – SP). Após a conferência, houve a sessão de autógrafos.

Na parte da tarde, o evento contou com três passeios turísticos dentro do município, onde os participantes escolhiam quais dos passeios desejariam realizar. O nome dos caminhos foram: “Caminhos das Águas”, “Caminhos da História” e “Caminhos da Conquista”. Na parte da tarde, o conferencista Dermeval Saviani visitou a sede do IFC Campus Avançado Abelardo Luz.

Na noite, após apresentação cultural, o evento prosseguiu com a conferência “Para muito além dos muros que nos cercam: interdisciplinaridade, um conversar no enatuar das redes de formação”, ministrada pelo professor Tiago Dziekaniak Figueiredo (UFGD – MS). Após a apresentação, Figueiredo concedeu autógrafos e doou livros de sua organização para as escolas federal, estaduais e municipais do município de Abelardo Luz e para alguns participantes.

No último dia de evento, 26/09, Campus Avançado Abelardo Luz), após a programação artística, ocorreu a mesa-redonda “Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva na Educação Básica”, com os professores Ramon Silva da Cunha (IFC Campus Videira ) Maria Adriela Noronha (IFC Campus Fraiburgo). À tarde, foi realizada a última conferência do evento, intitulada “Gênero e diversidade na escola: uma questão de Direitos Humanos no cotidiano escolar”, proferida pelo professor Everton Bandeira Martins (UFFS Campus Chapecó – SC). Após a conferência, o prefeito municipal Wilamir Cavassini, a Secretária Municipal de Educação e Coordenadora Adjunta do evento Eliane Cantele e o Diretor de Desenvolvimento Educacional e Coordenador do evento, Jorge da Cunha Dutra, realizaram a fala de encerramento do 1º Congresso Nacional de Educação de Abelardo Luz, deixando aberta a perspectiva para a realização do 2º Congresso Nacional de Educação de Abelardo Luz para o ano de 2020.

Ao longo dos três dias de Congresso, os tradutores e intérpretes de LIBRAS Ramon Cunha (IFC Campus Videira), Cristiane Lissak (IFC Campus Concórdia) e Leandra Bolsonello (APAE Abelardo Luz) participaram do evento, permitindo a inclusão e participação ativa de pessoas Surdas no evento.

Clique aqui e acesse os anais do evento.

Texto e Imagem: IFC Campus Abelardo Luz