IFC está entre as melhores instituições de ensino superior em Santa Catarina

Instituto Federal Catarinense (IFC) atingiu nota 4, de um máximo de 5, no Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). Com conceitos de 1 a 5, o IGC é calculado anualmente, com base na média de alguns indicadores do último triênio. Dentre esses indicadores, está a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o desempenho dos acadêmicos com base em todo o processo formativo deles e leva também em conta não só a qualidade dos professores, mas também da infraestrutura e dos recursos didático-pedagógicos das instituições.

Em 2017, estudantes de 18 cursos no IFC participaram do Enade. Considerando o ranking geral em Santa Catarina, o IFC está na nona posição. Na primeira colocação está a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Entre as dez melhores estaduais, estão também o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), ambas criadas em 2008 juntamente ao IFC.

Esta posição chama a atenção da reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes. “Mesmo com pouco tempo de atuação, ficamos à frente de instituições já consolidadas. Estes indicadores comprovam que estamos cumprindo nosso papel na oferta de educação pública, gratuita e com qualidade. Os índices do IFC são resultados do trabalho em equipe de servidores, na Reitoria e nos campi, do comprometimento de nossos estudantes, além das condições que são oferecidas pela instituição, como a qualificação dos servidores, a infraestrutura, entre outras. Parabéns a todos! Nos próximos anos, seguiremos na melhoria dos indicadores”, destaca a reitora do IFC.

Os cursos do IFC avaliados no Enade 2017 foram:
Araquari – Sistemas de Informação e Química.
Blumenau – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Camboriú – Matemática, Sistemas de Informação e Pedagogia.
Concórdia – Matemática, Engenharia de Alimentos e Física.
Luzerna – Engenharia de Controle e Automação.
Rio do Sul – Ciência da Computação, Matemática e Física.
São Francisco do Sul – Tecnologia em Redes de Computadores.
Sombrio – Tecnologia em Redes de Computadores e Matemática.
Videira – Ciência da Computação e Pedagogia.

Relações gerais do IGC e do Enade podem ser acessadas na página do Inep.

Texto: Cecom/Reitoria / Rosiane Magalhães