IFC estuda criaA�A?o de ComitA? de A�tica em Pesquisa com Seres Humanos

thesis mean, buy lioresal. comissao-seres-humanos-IFCO Instituto Federal Catarinense (IFC) abriu o debate para o processo de constituiA�A?o de um ComitA? de A�tica em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH), prA?prio da instituiA�A?o. Atualmente, as pesquisas desenvolvidas em seres humanos sA?o encaminhadas, via Plataforma Brasil, para os ComitA?s de outras instituiA�A�es de Ensino Superior (IES).

De acordo com a coordenadora da ComissA?o responsA?vel pela criaA�A?o do CEPSH, Michele Arend, o ComitA? atenderA? todas as demandas relacionadas A� pesquisa envolvendo seres humanos, de todos os cA?mpus do IFC e de outras IES que nA?o tenham CEP constituA�do.

O ComitA? visa garantir o respeito ao participante da pesquisa em sua dignidade e autonomia. a�?O CEPSH tem como objetivo verificar a relevA?ncia social da pesquisa, comprometendo-se com o mA?ximo de benefA�cios e o mA�nimo de danos e riscos para os seres humanosa�?, ressaltaram a�� a coordenadora, Michele Arend, e a integrante da comissA?o, Isadora Balsini Lucio.

A constituiA�A?o do CEPSH atende tambA�m as exigA?ncias da ResoluA�A?o 070/2013, do Conselho Superior (Consuper), sobre a responsabilidade do pesquisador coordenador do projeto em obter as autorizaA�A�es exigidas por lei.

* Texto e foto: CECOM/CamboriA?.