IFC expA�e 12 trabalhos na 9A? ReciclAA�A?o

reciclacao3O Instituto Federal Catarinense (IFC) participou, de 15 a 18 de abril, da 9A? Feira de Reciclagem e Meio ambiente Industrial e do SimpA?sio Nacional de Reciclagem, Saneamento e GestA?o Ambiental (ReciclAA�A?o), realizados no Parque Vila GermA?nica, em Blumenau. Ao todo foram expostos 12 trabalhos de pesquisa, realizados nos cA?mpus do IFC em Blumenau, CamboriA? e ConcA?rdia. A participaA�A?o do IFC foi coordenada pelo NA?cleo de GestA?o Ambiental (NGA), tendo como parceiros a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Blumenau) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC/Gaspar). O stand foi compartilhado entre as trA?s instituiA�A�es, sendo que o IFC aproveitou a oportunidade para informar aos presentes sobre os cursos e formas de ingresso.

Entre os objetivos do evento estava a promoA�A?o da sustentabilidade, a geraA�A?o e realizaA�A?o de negA?cios entre fornecedores e consumidores de mA?quinas, equipamentos, tecnologias e serviA�os direcionados a setores como:

• meio ambiente industrial;
  • construA�A?o civil;
  • indA?stria tA?xtil;
  • indA?stria extrativa mineral;
  • agronegA?cio;
  • compostagem;
  • anA?lise e captaA�A?o de A?guas de chuva;
  • reutilizaA�A?o e destinaA�A?o de lodos de esgotos;
  • energias alternativas e renovA?veis.

A ReciclAA�A?o visou, ainda, aproximar e promover a integraA�A?o entre a comunidade cientA�fica e os setores pA?blico e privado, alA�m de realizar oA�III SimpA?sio Nacional de Reciclagem e GestA?o Ambiental, evento tA�cnico-cientA�fico que teve a participaA�A?o de renomados palestrantes, mestres, doutores e profissionais.

Trabalhos expostos pelo IFC no ReciclaA�A?o.

psychological bulletin, buy zithromax.

TA�tulo

Coordenador(a)

CA?mpus

1) AA�A?o antimicrobiana de A�leo essenciais contraA�Staphylococcus aureusA�eA�Pseudomonas aeruginosa. AlessandraA�A�Farias MIlezzi A�ConcA?rdia
2) Efeito antibiofilme do A?leo essencial deA�Cymbopogon martiniA�e geraniol sobre biofilme deA�Escherichia coli. AlessandraA�A�Farias MIlezzi A�ConcA?rdia
3) DeterminaA�A?o da atividade antibacteriana do A?leo essencial das folhasA�Cymbopogon flexuososA�contraA�Staphylococcus aureuseA�A�Pseudomonas aeruginosa. AlessandraA�A�Farias MIlezzi A�ConcA?rdia
4) AvaliaA�A?o da ObtenA�A?o enzimA?tica de A�steres etA�licos a partir de A?leo de frango em ultrassom. Maria Manuela Caminho Feltes A�ConcA?rdia
5) CaracterizaA�A?o de A?leo de vA�sceras de frango para ser utilizado como substrato em reaA�A�es de etanA?lise. Maria Manuela Caminho Feltes A�ConcA?rdia
6) O processo de ambientalizaA�A?o curricular em cursos superiores do Instituto Federal de EducaA�A?o CiA?ncia e Tecnologia Catarinense CA?mpus CamboriA? .(SC, Brasil): diagnA?stico prA�vio e perspectivas Maria AmA�lia Pellizetti A�CamboriA?
7) ImplantaA�A?o deA�WetlandsA�construA�dos para tratamento de efluentes produzidos pela atividade agropecuA?ria. Renata Ogusucu A�CamboriA?
8) AnA?lise qualitativa da A?gua da Bacia hidrogrA?fica do Rio CamboriA? (SC): em andamento. LetA�cia Rabelo A�CamboriA?
9) RepresentaA�A�es sociais de lixo: uma proposta de educaA�A?o. Josete M. Stahelin Pereira A�CamboriA?
10) MemA?ria dos idosos como instrumento de avaliaA�A?o dos impactos da urbanizaA�A?o sobre a mata ciliar do rio CamboriA? a�� SC e seu reflorestamento. LetA�cia Rabelo A�CamboriA?
11) Gerenciamento dos resA�duos sA?lidos gerados no IFC Campus CamboriA?. LetA�cia Rabelo A�CamboriA?
12) EducaA�A?o Ambiental como metodologia de ressignificaA�A?o da relaA�A?o sujeito-sociedade-natureza e na compreensA?o da relaA�A?o ambiente escolar e natureza. Daniel Minuzzi de Souza A�Blumenau

reciclacao2 reciclacao1

** Texto: CECOM/Reitoria.

** Fotos: DivulgaA�A?o/DA�bora Toniolo Rau.