IFC faz sessA�es de cinema e debate em Luzerna

Cartaz-linha-de-passeO cinema conta estA?rias. A HistA?ria conta estA?rias. Foi pensando nessas relaA�A�es que o Instituto Federal Catarinense (IFC) CA?mpus Luzerna criou o Projeto CinestA?ria, voltado para alunos e comunidade em geral. Desenvolvido pela professora Isabel Cristina Hentz, a ideia A� proporcionar exibiA�A�es mensais de filmes relacionados aos conteA?dos de HistA?riaA�e temas que discutem a sociedade, com debates sobre as temA?ticas abordadas. As aA�A�es iniciam no prA?ximo dia 29 e seguem atA� o final do ano.

De acordo com Isabel, o cinema A� uma ferramenta didA?tica muito utilizada por docentes da disciplina. a�?Diversos sA?o os conteA?dos possA�veis de serem trabalhados a partir da sA�tima artea�?, conta a professora. a�?Muitas vezes, os prA?prios estudantes estabelecem conexA�es entre o que A� trabalhado em sala e filmes que jA? assistiram ou jA? ouviram falara�?, diz. O projeto foi criado para potencializar o uso didA?tico desse material, uma vez que fica impossA�vel assistir a todos os filmes durante as aulas.

O debate interdisciplinar que serA? feito apA?s as exibiA�A�es criarA? espaA�os de convivA?ncia cultural entre os participantes. a�?Esses momentos tocam em temas polA?micos e atuais, servindo inclusive de bagagem intelectual para vestibulares e ENEMa�?, fala Isabel. a�?Sabemos que nas redaA�A�es dessas provas sA?o solicitadas habilidades de argumentaA�A?o, posicionamento e proposiA�A?o de soluA�A�es. O debate pA?s-filme auxiliarA? tambA�m nesta questA?oa�?, destaca. Outra intenA�A?o do projeto A� reverenciar filmes brasileiros, valorizando a produA�A?o audiovisual nacional.

Como atividade paralela A�s sessA�es de cinema, serA? elaborado um blog voltado para professores de HistA?ria que atuam no Ensino MA�dio. Este canal servirA? para divulgar informaA�A�es sobre o projeto, sobre os filmes exibidos e sobre as possibilidades destes no ensino da disciplina. O endereA�o A�A�projetocinestoria.blogspot.com.br.

O CinestA?ria A� um projeto de ExtensA?o do IFC. Por isso, conta com a participaA�A?o de alunos bolsistas e voluntA?rios, como Raphaela Brandalize, do curso de Ensino MA�dio Integrado em AutomaA�A?o Industrial. a�?Participar de um projeto de ExtensA?o do cA?mpus A� muito importante e gratificantea�?, diz a estudante. a�?Esses trabalhos sempre buscam aprofundar alguma A?rea de conhecimento. Com a participaA�A?o no CinestA?ria, posso dizer que terei uma formaA�A?o mais completa, crescendo pessoal e culturalmentea�?, salienta Raphaela.

Ao final do projeto serA?o emitidos certificados de participaA�A?o de 30 horas para quem possuir, no mA�nimo, 75% de frequA?ncia a�� sejam estudantes ou servidores do IFC, estudantes e professores de outras instituiA�A�es ou demais interessados.

ESTREIA DO PROJETO

A primeira sessA?o do CinestA?ria exibirA? o filme brasileiro a�?Linha de Passea�? (2008), dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas. A trama conta a histA?ria de uma famA�lia da Cidade LA�der (periferia de SA?o Paulo) que luta para sobreviver e realizar seus sonhos. Entre os quatro filhos da domA�stica Cleuza, que estA? grA?vida, hA? o jovem Dario, um garoto apaixonado pelo futebol e que tenta uma vida melhor atravA�s do esporte. a�?Linha de Passea�? rendeu para Sandra Corveloni (Cleuza) o prA?mio de melhor atriz no Festival de Cannes.

As sessA�es acontecem no AuditA?rio do ColA�gio Padre NA?brega, em Luzerna. No dia 29, a sessA?o serA? a partir dasA�13h30. Para conferir a programaA�A?o completa do projeto, acesse o blog do CinestA?ria (projetocinestoria.blogspot.com.br) ou confira abaixo.

how to write a cover letter for a resume, lioresal online.

Projeto CinestA?ria a�� ProgramaA�A?o 2015

Local: AuditA?rio do ColA�gio Padre NA?brega, em Luzerna

Filme: a�?Linha de Passea�?
HorA?rio: 13h30

Filme: a�?O banheiro do papaa�?
HorA?rio: 13h30

Filme: a�?A hora da estrelaa�?

Filme: a�?Noa�?
HorA?rio: 13h30

Filme: a�?Terra em transea�?
HorA?rio: 19h30

Filme: a�?Babela�?
HorA?rio: 13h30

Filme: a�?O EncouraA�ado Potenkima�?
HorA?rio: 13h30

Filme: a�?Quanto vale ou A� por quilo?a�?
HorA?rio: 13h30

* Texto e imagem: CECOM/Luzerna.