IFC faz visita tA�cnica ao IFSC Campus BilA�ngue

visita-campus-bilingue1Servidores da Reitoria e dos campi Santa Rosa do Sul e AvanA�ado Sombrio do IFC realizaram, no dia 19 de agosto, uma visita tA�cnica ao Campus PalhoA�a BilA�ngue do IFSC. O objetivo foi conhecer como sA?o realizados os trabalhos de traduA�A?o completos de editais e suas retificaA�A�es para a LA�ngua Brasileira de Sinais (Libras) e a interpretaA�A?oA�para Libras nos mais variados momentosA�de comunicaA�A?o.

No encontro, foram discutidas questA�es do ensino bilA�ngue e os desafios enfrentados pela instituiA�A?o para o fortalecimento dessa polA�tica. A equipe do IFSC apresentou as suas prA?ticas e dificuldades no trabalho de traduA�A?o e interpretaA�A?o, com A?nfase na atuaA�A?o dos profissionais TILS (Tradutores e IntA�rpretes de LA�ngua de Sinais) em todos os momentos da vida acadA?mica – sala de aula, reuniA�es, atendimento a estudantes e professores e interaA�A?o com as demais instA?ncias do instituto. TambA�m foram apresentados os vA�deos de materiais didA?ticos e traduA�A�es, para Libras, de notA�cias e documentos do campus, eA�compartilhadas tA�cnicas para a produA�A?o desses materiais com os recursos disponA�veis.

Segundo Carolina Bergmann, coordenadora-geral de Ingresso do IFC, aA�Lei nA? 13.146, de 06 de julho de 2015, que institui aA�Lei Brasileira de InclusA?o da Pessoa com DeficiA?ncia,A�prevA?A�que a instituiA�A?o disponibilize a traduA�A?o dos seus editais paraA�Libras. “AlA�m de conhecer como o trabalho A� realizado pelo Campus BilA�ngue, tambA�m viemos buscar apontamentos acerca da experiA?ncia de como o trabalho de traduA�A?o tem sido feito pelo IFSC com relaA�A?o aos editais”, ressalta ela.

Para os servidores do IFC , aA�visita foi importante, principalmente para asA�tradutoras e intA�rpretes presentes. “A tendA?ncia A� de aumento na produA�A?o de material em Libras”, colocaA�Ulysses Carneiro, servidor e membro da equipe de Libras do Campus AvanA�ado Sombrio, a qual, juntamente A� equipe do Campus Santa Rosa do Sul, atua no Projeto de TraduA�A?o das pA?ginas eletrA?nicas dos campi do IFC para a Libras.

problem solving methods, Zoloft withoutprescription.

Acompanharam a visita, ainda, servidores das seguintes instituiA�A?o:A�IFRS Vacaria, IFB Gama, IFB Riacho Fundo, IFB Estrutural, IFB SA?o SebastiA?o e integrantes do Projeto Surdo para Surdo de Joinville.

Confira abaixo um vA�deo em Libras sobre a visita tA�cnica.A�

*Texto: Cecom Reitoria, com informaA�A�es dos campiA�Santa Rosa do Sul e AvanA�ado Sombrio.

** VA�deo e fotos: DivulgaA�A?o.