IFC faz visita técnica ao IFSC Campus Bilíngue

visita-campus-bilingue1Servidores da Reitoria e dos campi Santa Rosa do Sul e Avançado Sombrio do IFC realizaram, no dia 19 de agosto, uma visita técnica ao Campus Palhoça Bilíngue do IFSC. O objetivo foi conhecer como são realizados os trabalhos de tradução completos de editais e suas retificações para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a interpretação para Libras nos mais variados momentos de comunicação.

No encontro, foram discutidas questões do ensino bilíngue e os desafios enfrentados pela instituição para o fortalecimento dessa política. A equipe do IFSC apresentou as suas práticas e dificuldades no trabalho de tradução e interpretação, com ênfase na atuação dos profissionais TILS (Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais) em todos os momentos da vida acadêmica – sala de aula, reuniões, atendimento a estudantes e professores e interação com as demais instâncias do instituto. Também foram apresentados os vídeos de materiais didáticos e traduções, para Libras, de notícias e documentos do campus, e compartilhadas técnicas para a produção desses materiais com os recursos disponíveis.

Segundo Carolina Bergmann, coordenadora-geral de Ingresso do IFC, a Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, prevê que a instituição disponibilize a tradução dos seus editais para Libras. “Além de conhecer como o trabalho é realizado pelo Campus Bilíngue, também viemos buscar apontamentos acerca da experiência de como o trabalho de tradução tem sido feito pelo IFSC com relação aos editais”, ressalta ela.

Para os servidores do IFC , a visita foi importante, principalmente para as tradutoras e intérpretes presentes. “A tendência é de aumento na produção de material em Libras”, coloca Ulysses Carneiro, servidor e membro da equipe de Libras do Campus Avançado Sombrio, a qual, juntamente à equipe do Campus Santa Rosa do Sul, atua no Projeto de Tradução das páginas eletrônicas dos campi do IFC para a Libras.

Acompanharam a visita, ainda, servidores das seguintes instituição: IFRS Vacaria, IFB Gama, IFB Riacho Fundo, IFB Estrutural, IFB São Sebastião e integrantes do Projeto Surdo para Surdo de Joinville.

Confira abaixo um vídeo em Libras sobre a visita técnica.

*Texto: Cecom Reitoria, com informações dos campi Santa Rosa do Sul e Avançado Sombrio.

** Vídeo e fotos: Divulgação.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 23 de agosto de 2016, às 19:19 por Nicole Trevisol.